GEO5-3UND04 - Ação Propositiva - Atividade
Plano de Aula
Plano de aula: Transformações na cidade
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Funções e hierarquia urbanas e história das cidades.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Este Plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas se desejar, é possível encadear as aula de maneira que os planos complementam-se em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes. Livros didáticos, jornais, revistas, encartes, dentre outros materiais também devem ser disponibilizados. O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade). Cadernos, lápis, canetas, etc. e outros materiais para registro são necessários para os estudantes.
Material complementar:
Atividade da Ação Propositiva:
Para você saber mais:
Vídeo “ANIVERSÁRIO DE SALVADOR - 469 ANOS” (Acesso em: https://www.youtube.com/watch?v=gXp4tPoL-vI) que mostra de forma breve aspectos sobre o crescimento, a história e a cultura da Cidade de Salvador para embasar a aula com o tema “mudanças na cidade”. Se possível, exiba o vídeo para os estudantes antes do desenvolvimento da aula.
http://domtotal.com/periscopio/60/2008/08/brasil-como-enfrentar-o-crescimento-urbano/
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema “A PAISAGEM DA CIDADE E SUAS TRANSFORMAÇÕES” convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode: projetar ou escrever o tema no quadro. É interessante disponibilizar durante a aula imagens diferentes (cidade onde a escola está localizada, onde os estudantes vivem e do entorno), como forma de estimular a observação e análise com base na realidade dos mesmos.
Embora a proposta inicial preveja a projeção dos slides elaborados para esta aula, caso a escola não disponha de equipamento para tal ação, utilize imagens impressas (da cidade onde a escola está localizada e de cidades do entorno). Caso ainda seja difícil conseguir fazer as impressões de imagens, leve imagens recortadas retiradas de materiais como revistas, jornais, encartes, livros usados, etc. Outra possibilidade é que solicite, previamente, que os estudantes levem imagens de espaços da cidade na qual a escola está localizada, bem como de cidades do entorno.
Como adequar à sua realidade:
Utilize exemplos de cidades mais próximas da realidade dos estudantes (cidades localizadas em sua macrorregião).
Partindo do local (cidades localizadas em sua macrorregião) é possível ir avançando para chegar em realidades mais distantes da que os discentes vivenciam.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS