Plano de Aula

Plano de aula: Agricultura: passagem do nomadismo para o sedentarismo

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Povos e espaço geográfico

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos.

Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI01) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: 8 folhas de sulfite A3 ou A4 (para cada grupo), tesouras, colas para confeccionar os quebra-cabeças.

Material complementar:

Antes de entregar os quebra-cabeças é preciso recortar as peças. Cada jogo deve ser entregue junto com a legenda da foto e as questões.

HIS5_01UND01 QUESTÕES PARA O QUEBRA-CABEÇA

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m5nsxFBdbZ2ttbSxBgzfmqUHHwXjtGj3HJAG4Pc96W6B8NuQVtYDxWGRmcMx/his5-01und01-roteiro-de-perguntas.pdf

HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ay6egAFBrb6EHnZHugREUWTCggJnT3RJbYX493GAvvtTTyBGtwsGT9FUyscF/his5-01und01-imagem-para-quebra-cabeca-1.pdf

HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 2

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3PjHHbXhxRR8aZYSm2SSN92e4EtS9z7rgKyBYmRktmCZY7KsTx6VfnWgexvs/his5-01und01-imagem-para-quebra-cabeca-2.pdf

HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 3

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4hQcrDavASM4gt5CCvZ5Fdr4AbAzHCfUPz7NFDb9sCn3AX97Gh6HUedaqfgg/his5-01und01-imagem-para-quebra-cabeca-3.pdf

HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 4

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KZtu2KztdMuXHtU5SjTaRMXst6VJtADGQ7teVSjjNSjVDvZmNr2TEyzXFqfk/his5-01und01-imagem-para-quebra-cabeca-4.pdf

HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 5

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vvYPbhWVNJpYnzE46tFBHP2Mv68cGFygmCmS93QX3r9tVwuNyGqtggYg4GMU/his5-01und01-imagem-para-quebra-cabeca-5.pdf

HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 6

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sDBeUWkMFgF4XqEkyf4DawSBhsKgyryttEsESdmHUPnCQgT9SFmNntSAGhxr/his5-01und01-imagem-para-quebra-cabeca-6.pdf

HIS5_01UND01 MAPA 1 (SLIDE 4) MAPA: OS CAMINHOS DO SER HUMANO PARA AMÉRICA

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h7XrWch53wvBfjmHFMgBVwZZH784j6DHw5n5u6jM2TSs4Zg8UfNM96UPbkfh/his5-01und01-mapa-1-slide-4.pdf

Para você saber mais: Cole as imagens (quebra-cabeça e mapa para maquete) em papel cartão ou outro material rígido como: papelão, madeiras entre outros para facilitar o manuseio das peças.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.

Inicie a apresentação explicando que nessa aula eles irão descobrir a relação entre agricultura, sedentarismo e sociedade. Peça para que os alunos procurem nos dicionários os conceitos de nômades, sedentários e agricultura.

Após trazer esses conceitos, reflita sobre o objetivo com os alunos, perguntando a eles: a agricultura poderia ser um fator de sedentarização e de formação das sociedades? Por que? O que vocês acham que levou os povos nômades a se sedentarizarem? É possível que as crianças façam ligação entre a realidade da agricultura atual. Nesse caso, explique que o conceito de agricultura é mais amplo.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados