Plano de Aula
Plano de aula: Eu e meus antepassados: história, memória e cultura
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cidadania e direitos humanos
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI04 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Solicite, com antecedência, que os alunos selecionem e tragam de suas casas objetos biográficos e relíquias familiares. Para isso, esclareça o que são objetos biográficos e relíquias familiares, destacando, principalmente, que tais objetos têm relação com a história de cada família e trazem lembranças de tempos passados, bem como de costumes, crenças e tradições.
Destaque a preferência por objetos relacionados aos costumes, crenças e tradições de cada família. Oriente seus alunos para que selecionem e tragam um ou dois objetos.
Comunique aos responsáveis sobre a atividade a ser desenvolvida, informando o propósito, quando e como tais objetos serão utilizados. Por se tratarem de objetos biográficos e relíquias familiares, indique cuidado no transporte e manuseio dos mesmos por parte dos alunos, ressaltando a importância histórica e a impossibilidade de recuperação em caso de extravio ou danos físicos.
Material complementar: Tabela de problematização, que deve ser organizada no quadro, a fim de que todos os alunos possam visualizar as informações.
A tabela é apenas uma sugestão para organização das informações solicitadas, podendo ser organizada como preferir.
Para você saber mais: Objetos biográficos e relíquias familiares são objetos que contam histórias por meio das lembranças por eles despertadas. Tais objetos são bastante explorados nas aulas de história do Ensino Fundamental. É importante considerar que a memória, enquanto elemento fundamental para o fortalecimento da identidade de grupos e comunidades, constitui-se como objeto de análise de significativa importância diante da velocidade, da efemeridade, da fragilidade e da transitoriedade que caracterizam a contemporaneidade, oferecendo a matéria-prima, a argamassa do historiador que pretende construir um “edifício da História”. Em outras palavras, os objetos biográficos e as relíquias familiares são, assim como a própria memória, fontes históricas.
Sobre a memória, vale lembrar que, recordar e esquecer são faculdades intrínsecas, e um exercício singular, já que cada indivíduo tem suas próprias recordações, que não podem ser transferidas a outras pessoas. Tal singularidade reside, justamente, na possibilidade de se ativar o passado no presente, exercício que define a identidade individual e a continuidade de si mesmo no tempo.
A memória individual, fruto do singular exercício de recordar o passado, apesar de individual, é sempre permeada pelo contexto social, como indica a historiadora Gislene Edwiges de Lacerda, para quem marcos como religião, família, classe social, por exemplo, dão sentido às rememorações individuais.
Dois trabalhos oferecem mais subsídios para a formação do professor em relação ao referido tema: Memória familiar nos objetos biográficos e nas obras literárias e Memória familiar: da minha para a nossa História, de Clêidna de Lima e Luzia Maria Belniok, respectivamente.
Memória familiar nos objetos biográficos e nas obras literárias
Fonte: Disponível em:
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/12307 Acesso em 03 de novembro de 2018.
Memória familiar: da minha para a nossa História
Fonte: Disponível em:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unicentro_hist_pdp_luzia_maria_belniok.pdf Acesso em 03 de novembro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente o tema aos alunos projetando o objetivo da aula, que é reconhecer a existência da pluralidade e da diversidade como elementos inerentes aos grupos sociais. Caso não seja possível a projeção, escreva no quadro. É importante ler para os alunos e destacar termos como pluralidade, diversidade, elementos, inerente e grupos sociais, explicando o seu significado no contexto da presente aula. Solicite que os alunos elaborem um glossário para a aula, começando com os referidos termos.
Para você saber mais:
Educação em direitos humanos vem ganhando destaque nas escolas de todo o Brasil, não apenas pelas imposições legais, mas, principalmente, pela necessidade compreendida pelas comunidades escolares. Nesse sentido, o reconhecimento da existência da pluralidade e da diversidade como elementos inerentes aos grupos sociais constitui-se numa possibilidade factível de explorar o tema em sala de aula.
Sobre diversidade cultural
Fonte: Disponível em:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/cultural-diversity/ Acesso em 03 de novembro de 2018.
Sobre educação em direitos humanos
Fonte: Disponível em:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/social-and-human-sciences/human-rights/ Acesso em 03 de novembro de 2018.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS