Biografias
Plano de Aula
Plano de aula: Importantes figuras religiosas
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cultura, religião e identidade
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nesse plano os alunos irão entrar em contato com a biografia de algumas figuras religiosas importantes. Irão identificar quais os papéis delas dentro das religiões e a sua relação com o divino que dá forma para essas religiões.
Materiais necessários: Papel para a elaboração do cartão ou post- its, canetas e uma fita para colar.
Material complementar:
Fichas de biografias: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/djgDUSzVFBvWRVDGx5wvR6DbBFV6T5WnvRsAWg64G9qvbmknnB2wdCRnmdbd/his5-03und04-biografias.pdf
Modelos para os cartões: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8QXD8f3f4RkUmWYcD46wfsZucscrz5mSMEZhEas9kHPj7FwB3BhC4NJwWV9j/his5-03und04-modelo-tabela.pdf
Para você saber mais:
- Para esse plano foram utilizados os livros:
GAARDER, Jostein. O livro das religiões, São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
BANON, Patrick Para conhecer melhor as religiões. Claro Enigma, 2010.
- Além deles você também pode encontrar boas informações e dados bibliográficos nas seguintes obras:
WILKINSON, Philip O livro Ilustrado das religiões: o fascinante universo das crenças e doutrinas que acompanham os homens através dos tempos. São Paulo: Publifolha, 2000
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a aula para os alunos dizendo que vocês irão conhecer a história de alguns importante líderes religiosos.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS