Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para o envio das propostas de atividades e de orientações que contribuam para a autonomia dos alunos na realização das tarefas;
- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui);
Formulários Google (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça uma orientação através de áudio, vídeo ou mensagem de texto, e envie pelo WhatsApp ou e-mail explicando a atividade para os alunos e oferecendo condições para que consigam realizá-la sozinhos. Retome as descobertas acerca do uso dos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos como recurso de referência no texto. Proponha aos alunos que retomem as anotações das duas aulas anteriores desta sequência e oriente que, utilizando as palavras PRONOMES - RETOMAR - REFERENTE, elaborem uma frase para explicar o uso dos pronomes. Os alunos podem compartilhar suas frases enviando-as pelo grupo de WhatsApp, ou você pode criar, caso seja viável, um mural virtual colaborativo no Padlet para que as frases fiquem visíveis para todos e você possa fazer contribuições na mesma plataforma, de modo a minimizar possíveis equívocos.
Desenvolvimento
Utilizando o WhatsApp ou e-mail, oriente os alunos a realizar uma pesquisa em gramática ou na internet sobre os pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, e elaborar uma lista de possibilidades de pronomes. Caso você considere que essa pesquisa é difícil para os seus alunos realizarem sem a sua mediação, envie a eles uma lista de pronomes para que possam consultar na atividade seguinte. Envie o texto "Como são escolhidos os números das casas de uma rua?" com lacunas, do modo como está proposto nos slides do Desenvolvimento do plano (você pode enviar o texto através do Formulário Google, caso seja possível, ou enviá-lo em Word e solicitar que os alunos copiem no caderno, ou ainda deixá-lo impresso, caso seja possível a retirada pelos familiares na escola). Oriente os alunos a preencher as lacunas do texto utilizando pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos. Disponibilize um tempo para a realização da atividade e envie o texto completo para que os alunos os comparem com os seus e façam as correções necessárias.
Fechamento
Proponha aos alunos que gravem um áudio ou escrevam uma mensagem de texto explicitando uma certeza e uma dúvida sobre o uso de pronomes como referência. Oriente que enviem pelo grupo de WhatsApp e instigue os alunos a ajudarem os colegas com as dúvidas. A cada rodada, aproveite para ajustar possíveis compreensões distorcidas.
Convite às famílias
Proponha aos alunos que compartilhem o texto "Como são escolhidos os números da casa de uma rua?" com os familiares e conversem sobre o assunto, observando as marcações das casas da própria rua.