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Plano de Aula
Plano de aula: Com ou sem H?
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Com ou sem H?
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é memorizar a grafia do h inicial sem representação de fonema.
Materiais necessários: Folhas com as dicas e a cruzadinha impressas;
Dificuldades antecipadas: Desconhecimento da escrita de palavras com h inicial sem valor sonoro.
Referências sobre o assunto:
CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário etimológico da língua portuguesa. 4 ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2010.
RAMOS, Rossana. Lendo, escrevendo e gramaticando. São Paulo: Cortez, 2016.
SILVA, Solimar; COSTA, Sara. Dinâmicas e jogos para aulas de Língua Portuguesa. Petrópolis: Vozes, 2017.
Tema da aula
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Leia o tema da aula - A letra sem som - e incite os alunos a descobrirem de que letra se trata. Ainda não dê resposta, proponha que eles descubram no decorrer da aula.
- Faça a pergunta: ” Vamos caçar palavras e organizar uma lista?” Aproveite para discutir o objetivo do gênero lista - escreva no quadro branco - a sua estrutura: título, palavras com características comuns (ou finalidade), disposição gráfica na vertical, abaixo do título, o uso de letras maiúsculas no início dos itens.
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