Atividade para impressão - Discurso Direto e Indireto - LPO5_05SQA08
Plano de Aula
Plano de aula: Discurso direto e indireto - Sistematizando o conhecimento
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Crônicas
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.
Materiais necessários: Cópias da atividade para todos os trios de alunos.
Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego, Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial.
Dificuldades antecipadas: Na aula anterior, foi solicitado aos alunos que reescrevessem um trecho dialogal na forma de discurso indireto. Nesta, o processo é inverso - passar um trecho de discurso indireto para direto - o que exige habilidade com ambas as formas de discurso, bem como com o emprego da pontuação em diálogos e dos verbos de elocução.
Referências sobre o assunto:
Fonte: Tipos de discurso, Ana Paula de Araújo, disponível em: https://www.infoescola.com/redacao/tipos-de-discurso/. Acesso em 07 de outubro de 2018.
Fonte: Os discursos na narração, disponível em: https://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Unidade7_LC.pdf. Acesso em 15 de outubro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o título para os alunos e explique brevemente do que irá tratar a aula: Informe-lhes que nesta aula, mais uma vez, analisaremos as situações discursivas em que se utilizam os discursos direto e indireto. Neste momento, já com maior conhecimento acerca de ambas as formas de discursos, os alunos irão dar voz às personagens, transformando trechos originalmente escritos na forma de discurso indireto em discurso direto.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS