Resolução da atividade - Tabelas
Resolução da atividade - Tabelas
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre -ÇÃO, -SÃO, -SSÃO
Por: Thaíse Silva Paim
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é empregar adequadamente os sufixos -ÇÃO, -SSÃO e -SÃO.
Materiais necessários: Reprodução da crônica “O sem-banco que virou banqueiro, de Moacyr Scliar e da poesia de Bráulio Bessa: “A amizade entre o homem e o cão”. Caso tenha dificuldade de fazer a reprodução dos textos, projete-os sobre uma tela ou parede.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem trocar letras em diferentes palavras por não levar em conta a (s) realização (ões) gráficas de um mesmo fonema e a produtividade dos sufixos.
Referências sobre o assunto: DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Empregando corretamente o s e o ss
Disponível em: https://portugues.uol.com.br/gramatica/empregando-corretamente-s-ss.html
Acesso em: 26.07.18 às 21h08.
GIACOMOZZI, Gilio; VALÉRIO, Gildete; VALÉRIO, Geonice. Descobrindo a gramática:
Língua Portuguesa – Ensino Fundamental. São Paulo: FDT. Edição Renovada. 4 volumes: 2º, 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
Tempo sugerido: 2 min
Orientações: Apresente a finalidade da aula para os alunos.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOSEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).