Plano de Aula
Plano de aula: O Emprego do -O ou -U
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre - O ou -U
Por: Thaíse Silva Paim
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é : Exercitar o emprego do -O e do -U, principalmente, em palavras em que o grafema O representa o fonema /U/. Discutir as variações fonéticas no português falado no Brasil.
Materiais necessários: Quadro,apagador, pincel. folha fotocopiada.
Dificuldades antecipadas: Os alunos sentirão, possivelmente, dificuldades em grafar palavras com -O e -U em final de palavras, principalmente, devido ao som do grafema, de acordo com a variante regional.
Referências sobre o assunto: - Referências sobre as características do gênero:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf
Ortografia na sala de aula- Kátia Maria Barreto da Silva e Lúcia Lins Browne Rego. Ministério da Educação CEEL - Editora Autêntica 2007.
Tema da aula
Tempo sugerido:
Orientações: Apresente para os alunos o tema da aula.
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