Plano de Aula

Plano de aula: Ortografia: Correspondências regulares e irregulares

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Nosso vocabulário

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar com as regras de correspondência fonema-grafema regulares e irregulares, por meio de palavras de uso frequente no contexto escolar e de outras palavras vistas no cotidiano.

Materiais necessários: Quadro, pincel, folhas de papel, lápis, borracha, cartolina, régua, canetinhas coloridas.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades com o reconhecimento, a escrita e a correção das palavras com correspondências irregulares presentes nas listas.

Referências sobre o assunto: MORAIS, Artur Gomes de. O aprendizado da ortografia, 3º edição. Editora Autêntica: 2007.

NOVA ESCOLA. A hora de ensinar ortografia. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/325/a-hora-de-ensinar-ortografia. Acesso em 05 de julho de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS