Plano de Aula

Plano de aula: Resenha Crítica

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha crítica e Vlog infantil de crítica

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha Crítica e Vlog infantil de crítica, no campo de atuação da Vida cotidiana/Vida pública/Todos os campos. A aula faz parte do módulo de introdução: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma). Resenha crítica é um gênero textual em que o autor apresenta o material resenhado (neste caso o filme Mulher-Maravilha), faz uma crítica e o recomenda ou o rejeita. A resenha crítica apresenta uma análise e um julgamento de um filme, livro, apresentação teatral, apresentação de dança, show, games, programa de TV, com o objetivo de convencer o leitor/espectador a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada. Nesta aula a resenha crítica estudada é escrita, mas há também resenhas críticas orais que circulam em forma de vídeos. Se possível, promova a leitura dos textos em seu suporte real, pois dessa forma os alunos terão contato com os textos em seu meio de circulação e poderão compreender melhor a função social desses textos.

Fonte: “Filme de super-heroína é tão bom que parece da Marvel”, Thales de Menezes, Folha de São Paulo, disponível em:

https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2017/05/1888696-filme-de-super-heroina-e-tao-bom-que-parece-da-marvel.shtml

Acesso em 27 de julho de 2018

Fonte: Crítica de espectadora sobre o filme Mulher-Maravilha. Marcela R. Publicado no site Adoro Cinema, disponível em:

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-173720/criticas/espectadores/recentes/

Acesso em 27 de julho de 2018

Fonte: Crítica de espectadora sobre o filme Mulher-Maravilha. Marcela L. Publicado no site Adoro Cinema, disponível em:

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-173720/criticas/espectadores/recentes/?page=8

Acesso em 27 de julho de 2018

Materiais necessários:

  • Imagem de meninas jogando futebol. A imagem pode ser projetada no telão ou impressa.
  • Resenha crítica impressa ou projetada no telão.
  • Texto de opinião de espectadores do filme resenhado (impresso ou projetado no telão).
  • Computador com acesso à internet.

Dificuldades antecipadas:

  • Os alunos podem apresentar dificuldade na compreensão do texto, se costumam ler poucos textos opinativos.
  • Durante a discussão da imagem, alguns alunos podem não se manifestar, outros podem querer falar ao mesmo tempo que o colega ou mais alto para impor sua ideia. É importante que as discussões ajudem os alunos a compreenderem que expressar opinião é um direito e é preciso respeitar as opiniões divergentes.
  • Avalie se a turma necessita que as regras de uma discussão (esperar a vez para falar, ouvir o que colega fala, respeitar a opinião do outro) sejam combinadas antes de iniciar essa breve conversa ou se você pode iniciá-la e ir ajustando as regras durante as discussões.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em:

<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/>.

KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007. Disponível em:

https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242/196

Tema da Aula
Tema da Aula

Tempo sugerido: Reserve 2 minutos.

Orientações: Apresente o assunto aos alunos. Explique que nesta aula haverá o exercício de expressar e ouvir opiniões.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos