Plano de Aula

Plano de aula: A esfericidade da Terra e seu contexto histórico

Plano 3 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Movimentos da Terra: teorias em diferentes tempos e culturas

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências (EF06CI13), que envolve selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Trata-se da terceira aula sobre a temática, que tem por objetivo que os alunos reconheçam que a esfericidade do planeta Terra já é proposta há muito tempo.

Materiais necessários para a aula:

Datashow ou cópia das atividades propostas nesta apresentação.

Vídeo: “Quer que eu desenhe? Eratóstene”. Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=wiYE6tVUpXg

Equipamento para reprodução do vídeo.

Atividade “Mão na Massa impressa” (1 folha por grupo). Disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Aqh3N53jpuYzF972QZKd6V9V7bFxHHdpagmbjaA2RxkK5atnut2zQ8cvpCds/cie6-11tu03--mao-na-massa--atividade-para-impressao.pdf.

Sugestão de materiais para a atividade “Mão na Massa” (um kit por grupo):

  • Cartolina ou papel cartão.
  • Palito de sorvete.
  • Fita adesiva.
  • Lanterna.
  • Fita métrica ou régua.
  • Esquadro.

Sugestões de aprofundamento:

  • Texto: “Evolução da concepção sobre a forma da Terra.” Blog informativo do Parque da Ciência – Ciência e Diversão.

http://parquedaciencia.blogspot.com/2014/11/evolucao-da-concepcao-sobre-forma-da.html

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula para a turma. Explique que nesta aula iremos iniciar o estudo de abordagens históricas sobre concepções do formato da Terra.

Faça perguntas como: "Vocês acham que a Terra sempre foi pensada como sendo redonda?" "Como vocês imaginam que era idealizada a forma da terra antigamente?"