Digestão, respiração e transporte de substâncias em organismos mais simples
Plano de Aula
Plano de aula: Digestão, respiração e transporte de substâncias em organismos mais simples
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Célula como unidade da vida
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: é melhor desenvolvida quando aplicada após os planos de aula CIE6_05VE07, CIE6_05VE08 e CIE6_05VE09.
Materiais necessários para a aula: papel Kraft ou cartolina (um para cada grupo de alunos), papel branco e colorido, materiais diversos para desenho a sua escolha (grafite, lápis de cor, lápis de cera, lápis hidrocor etc.), tesoura e cola. Sinta-se livre para incorporar outros tipos de materiais.
Materiais de referência conceitual como fonte de informações auxiliares relacionadas a essa aula:
- Vídeo sobre diversificação biológica e relações evolutivas de parentesco: https://pt.khanacademy.org/science/biology/her/modal/v/discovering-the-tree-of-life
- Vídeo sobre como construir árvores filogenéticas: https://pt.khanacademy.org/science/biology/her/modal/v/understanding-and-building-phylogenetic-trees-or-cladograms
- Vídeo sobre o sistema cardiovascular: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/human-anatomy-and-physiology/modal/v/circulatory-system-and-the-heart
- Vídeo sobre o sistema respiratório: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/human-anatomy-and-physiology/modal/v/the-lungs-and-pulmonary-system
- Vídeo sobre o sistema digestório: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/human-anatomy-and-physiology/modal/v/meet-the-gastrointestinal-tract
- Texto sobre árvores filogenéticas: https://pt.khanacademy.org/science/biology/her/modal/a/phylogenetic-trees
- Texto sobre como construir árvores filogenéticas: https://pt.khanacademy.org/science/biology/her/modal/a/building-an-evolutionary-tree
- Página sobre os cnidários: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/biocnidario.php
- Página sobre os cnidários: https://www.infoescola.com/biologia/cnidarios/
- Página sobre os cnidários: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/celenterados.htm
- Página sobre os platelmintos: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/platelmintos.php
- Página sobre os platelmintos: https://www.infoescola.com/animais/platelmintos/
- Página sobre os platelmintos: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/filo-platyhelminthes.htm
- Página sobre os nematódeos: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/bionematelmintos.php
- Página sobre os nematódeos: https://www.infoescola.com/biologia/nematelmintos-nematoda/
- Página sobre os nematódeos: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/filo-nematoda.htm
- Página sobre os anelídeos: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/anelideos.php
- Página sobre os anelídeos: https://www.infoescola.com/biologia/anelideos-annelida/
- Página sobre os anelídeos: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/anelideos.htm
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente o título da aula para os alunos.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO