Plano de Aula

Plano de aula: Misturas homogêneas e heterogêneas: do incolor ao colorido

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Misturas homogêneas e heterogêneas

mais ações

Habilidades BNCC:

Sobre este plano

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte da temática misturas homogêneas e heterogêneas, referentes a uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para aplicação deste plano é importante que os alunos saibam identificar e quantificar as fases de uma mistura, além de distinguir mistura homogênea de mistura heterogênea. Tais conteúdos foram desenvolvidos no primeiro (CIE6_01ME01), no segundo (CIE6_01ME02) e no terceiro (CIE6_01ME03) planos da sequência. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, consulte o livro: <http://www.deboni.he.com.br/livro1_PREVIEW.pdf>. Os conteúdos desta aula estão nas páginas de 42 a 49.

Materiais necessários para a aula: proveta de 50mL (ou béquer, copo ou recipiente transparente), água, querosene, vinagre, etanol, óleo de soja, óleo de coco, éter de farmácia, glucose de milho, três corantes líquidos solúveis em água (três cores diferentes) e três recipientes de plástico (copinho ou potinho, não é necessário ser transparente) para a mistura de um líquido com o corante. Os componentes querosene, óleo de coco, éter de farmácia e glucose de milho não são essenciais para execução da atividade. Esses componentes são sugestões para o professor disponibilizar aos alunos, pois com eles pode-se obter misturas com maior número de fases.

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão preparar misturas homogêneas e heterogêneas.