Plano de Aula

Plano de aula: Características das lutas brasileiras

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Os estudantes irão identificar as características das lutas do Brasil, como: códigos, rituais, elementos técnico-táticos, indumentária, materiais e/ou equipamentos e instalações. Compreender que as lutas são praticadas de formas diferentes, de acordo com a sua origem e o ambiente social no qual se manifestam, e que o contato com práticas de culturas diferentes pode gerar situações de não aceitação e intolerância.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Lutas do Brasil.

Objetivos de aprendizagem

• Experimentar e distinguir as diferentes lutas do Brasil, no que se refere aos seus aspectos técnicos, táticos, históricos e filosóficos.
  • Compreender as lutas brasileiras construídas e transformadas historicamente, respeitando e valorizando-as quanto a suas características e funções socioculturais.
  • Construir coletivamente formas de adaptar a modalidade tematizada de lutas do Brasil às demandas do grupo e à realidade do contexto escolar (escola pública).
  • Apreciar as vivências propostas, reconhecendo os estereótipos e preconceitos que acompanham os praticantes das modalidades de lutas brasileiras.

Competências gerais

1. Conhecimento

3. Repertório cultural

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

Materiais sugeridos
  • Caderno para registro do estudante;
  • Lousa ou quadro;
  • Flip chart (anotações/professor poderá transportar para outros espaços: quadra, pátio etc.);
  • Projetor multimídia;

Espaços e materiais disponíveis na escola:

• Quadra poliesportiva, pátio ou jardim/gramado;
  • Colchonetes e/ou tatames de EVA;
  • Cones para demarcação de espaços;
  • Cordas, tiras de tecidos, bolas, entre outros materiais alternativos para utilizar nos jogos de oposição;
  • Camisa e calça velhas.;
  • Tecidos, jornais, materiais recicláveis;

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Conversa inicial

Solicite, previamente, aos estudantes trazer uma calça e uma camisa velha que tenham em casa para produção do boneco que irá servir para a experimentação da luta marajoara.  Pode-se dividi-los em grupos de até três pessoas. Além da camisa e da calça, devem trazer materiais para preencher o boneco, como jornais, papel, papelão, tecidos ou materiais recicláveis macios, como garrafas pet ou plástico.

Organize uma roda, em que todos possam visualizar (por meio digital ou impresso), imagens das lutas brasileiras conhecidas. Estimule a troca entre os estudantes com o propósito de mapear conhecimentos prévios sobre as lutas.

Sugestão de imagens para serem utilizadas:

EDF6_012LUT01-IMAGEM1

EDF6_012LUT01-IMAGEM5

EDF6_012LUT01-IMAGEM6

EDF6_012LUT01-IMAGEM7

EDF6_012LUT01-IMAGEM8

Após a apresentação e compartilhamento das imagens sugeridas, promova uma discussão a respeito de quem são as pessoas retratadas, onde vivem (explore as regiões brasileiras), o que estão fazendo, com qual objetivo/finalidade, como “funcionam” tais práticas, quais pessoas podem participar delas, entre outros questionamentos que despertem a atenção dos estudantes e mobilizem interpretações por parte do grupo. Verifique a necessidade de utilizar outros recursos para essa introdução, como explicar aos colegas com baixa visão o que as imagens retratam.

Caso identifiquem que as imagens retratam diferentes lutas brasileiras, pergunte se já as conheciam ou já praticaram alguma. Procure relembrar as lutas que os estudantes conheceram e experimentaram nos anos anteriores: lutas regionais, lutas de matriz indígena e africana.

Construa no quadro e/ou no flip chart uma tabela  “Registros e saberes", destacando as características das lutas brasileiras. Anote todas as lutas citadas pelos estudantes, apontando as semelhanças e distinções de cada modalidade. Peça-lhes para registrar essas informações no caderno de classe.

Registros e saberes

Modalidade /Lutas

Origem/Região

Vestimenta / Indumentária

Principais golpes

Partes do corpo utilizadas (membros inferiores ou superiores)

Objetivo / Finalidade

Capoeira

Jiu-jitsu brasileiro

Huka-huka

Luta marajoara

Observe se é necessário auxiliar algum estudante com os registros. Comente com eles que nessa aula irão desenvolver aprendizagens sobre a “luta marajoara ou agarrada marajoara”, estilo de combate criado pelos caboclos, do Norte do Brasil, no arquipélago do Marajó.

Compartilhe com os estudantes o link da matéria da revista Trip, “Forte como um búfalo”, por meio de um grupo da turma no aplicativo WhatsApp. No caso de não haver acesso à internet, a matéria poderá ser impressa e compartilhada a todos.

Sugestão de link: https://revistatrip.uol.com.br/trip/forte-como-um-bufalo

Após a leitura da matéria, o “Registros e saberes” poderá ser retomado para que os estudantes compartilhem novas informações sobre a luta marajoara. As lutas que forem mais desconhecidas pelos estudantes poderão ser melhor exploradas na sequência de aulas a serem propostas.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO