Plano de Aula
Plano de aula: Danças urbanas e outras danças
Por: Anansa Campos
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Neste plano iremos revisar a aprendizagem das danças do Brasil, do mundo e das matrizes africana e indígena desenvolvidas nos anos iniciais, comparar essas danças com as danças urbanas, a partir dos seus elementos constitutivos e de outros elementos que compõem a manifestação cultural das danças, como as artes visuais, a vestimenta e as letras das músicas.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
Danças urbanas
Objetivos de aprendizagem
- Retomar a aprendizagem das danças do Brasil e do mundo de matriz indígena e africana dos anos iniciais.
- Identificar outros elementos que compõem a manifestação cultural das danças: as artes visuais, a vestimenta, as letras das músicas.
- Comparar os elementos constitutivos das danças urbanas com as danças do Brasil, do mundo, de matriz indígena e africana.
- Comparar outros elementos que compõem as manifestações das danças urbanas, como artes visuais, vestimentas e letras das músicas, com as danças do Brasil, do mundo, de matriz indígena e africana.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
3. Repertório cultural
7. Argumentação
8. Autoconhecimento e autocuidado
Aula
Materiais sugeridos
- Caderno, lápis e borracha ou caneta.
- Equipamento para reproduzir música e vídeo (caso não haja na escola, podem ser usadas as caixinhas de som de um computador ou de um aparelho celular).
- Quadro e giz.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Inicie a aula fazendo uma roda de conversa, a fim de retomar com os estudantes o que aprenderam sobre as danças do Brasil, do mundo, e de matriz indígena e africana. Esse conteúdo é um objeto de conhecimento dos 3°, 4° e 5° anos do Ensino Fundamental. Caso seja necessário, utilize a sessão Para saber mais para retomar as abordagens dessas danças.
Organize previamente algumas imagens que façam referências a essas danças e mostre para a turma para que eles possam fazer uma identificação de alguns elementos que compõem as manifestações culturais das danças.
Sugerimos as seguintes imagens para esse momento:
Utilize estratégias que incluam todos nas discussões e permitirão retomar as danças estudadas anteriormente. Por exemplo, para compartilhar as imagens, é possível apresentá-las em cartaz, projeção, ou descrevendo-as para uma melhor compreensão.
Algumas perguntas podem nortear essa conversa:
- Alguma imagem chamou mais a atenção de vocês? Por quê?
- Vocês conseguem identificar onde as pessoas praticam essas danças?
- Quais elementos culturais podem ser identificados nessas imagens? (Roupas, adereços, instrumentos, locais).
- O que há de semelhanças nessas danças?
- Quais as principais diferenças e semelhanças entre elas?
- Você já vivenciou alguma dessas danças apresentadas? Como foi a experiência?
Proporcione um tempo de conversa entre os estudantes e observe como eles se relacionam durante esse momento, se sabem ouvir as opiniões dos colegas, se respeitam o momento de fala de cada um e as opiniões diferentes.
A partir das exposições, identifique e caracterize junto com os estudantes os elementos que compõem as manifestações culturais de cada dança: as vestimentas, as artes visuais e as músicas que as acompanham.
Retome o que já aprenderam também com as danças urbanas presentes nas grandes cidades, com enfoque nas vestimentas, no grafite e no rap. Comente com os estudantes que irão comparar elementos que compõem as manifestações das danças urbanas, como as artes visuais, as vestimentas e as letras das músicas, com as danças do Brasil e do mundo, de matriz indígena e africana estudadas em anos anteriores.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO