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Plano de aula: Danças urbanas: história, criatividade, improvisação

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Descrição

Neste plano os estudantes irão conhecer e experimentar as práticas corporais de danças urbanas. Eles irão conhecer a origem dessa temática e algumas características associadas, como a moda, as artes, as músicas e seus elementos constitutivos (ritmo, gestos e espaço).

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Danças urbanas

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar a origem das danças urbanas.
  • Compreender as transformações históricas que originaram as danças urbanas.
  • Vivenciar os elementos constitutivos das danças urbanas (gestos, ritmo e espaço) com o uso de música.
  • Identificar as danças urbanas como importante elemento de manifestação cultural.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório cultural

7. Argumentação

8. Autoconhecimento e autocuidado

Aula

Materiais sugeridos
  • Caderno do estudante e lápis ou canetas.
  • Equipamento para reproduzir música, equipamento para reproduzir vídeo (caso não haja na escola, podem ser usadas as caixinhas de som de um computador ou até o som de um aparelho celular).
  • Cartaz para apresentação das imagens coladas ou projetor.
  • Folhas de papel A4, A3, cartolina ou papel kraft.
  • Giz de cera ou lápis de cor.
  • Folha de papel para impressão das rubricas.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Conversa inicial

Inicie com uma breve roda de conversa, retomando com os estudantes o que sabem sobre as danças. As respostas podem variar, de acordo com as experiências e percepções que cada um tem na relação com a dança (estudantes que dançam, que apreciam a dança ou não têm nenhuma relação nem contato com a dança). Procure aproximar os conceitos de danças da BNCC, descritos na seção Para saber Mais. Observe se todos os estudantes participam da discussão, pois este é um momento de avaliação dos seus conhecimentos prévios. É importante pensar em estratégias que mobilizem toda a sala para a aprendizagem. Isso pode ser feito distribuindo uma reportagem escrita para os estudantes divididos em duplas. Um deles faz a leitura de um parágrafo para o outro, e os dois discutem sobre o que entenderam. A seguir, amplia-se a discussão para a sala. Para isso, questione uma dupla sobre o que entenderam no primeiro parágrafo. Peça às demais duplas para complementarem a informação. No segundo parágrafo, modifique a dupla a ser chamada inicialmente. Observe principalmente aqueles estudantes que poderiam apresentar alguma dificuldade de compreensão.

Sugestão:

Após assistir ao vídeo, questione os estudantes sobre alguns aspectos que irão ajudar a compor a construção das origens das danças urbanas:

  • Qual o tipo de música do vídeo conseguiram identificar?
  • Há desenhos e pinturas nas paredes? (Grafite)
  • Como eram os movimentos corporais dos dançarinos?
  • O que demonstrava a atitude dos dançarinos nessa dança? Traga o foco do diálogo para as atitudes dos dançarinos. Por que aparentam provocar uns aos outros?
  • Em que local acontecia essa dança?

Possibilite aos estudantes discutir sobre o vídeo. Conduza o diálogo no sentido de perceberem elementos marcantes que identificaram e fazem parte das origens das danças urbanas (violência, espaços de rua, movimentos provocativos etc.).

Comente que as danças urbanas tiveram sua origem nas ruas, diferentemente de outras modalidades formais, como o balé, a valsa ou o tango. Elas foram criadas em guetos, manifestavam a luta pela igualdade racial e de direitos, as dificuldades econômicas na ocasião, as gangues de rua em constante conflito e a alta taxa de criminalidade e homicídios entre as gangues. Ressalte que as batalhas de dança surgem em meio a esse cenário social como possibilidade de dar voz à problematização social e também como alternativa para as batalhas entre as gangues.

Observe se é necessário fazer descrição das imagens para estudantes com baixa visão.

A seguir, sugerimos uma atividade para que os estudantes construam coletivamente o conceito de danças urbanas a partir dos seus conhecimentos sobre as danças e da atividade proposta. Divida a turma em grupos de até cinco estudantes, para que eles possam construir um conceito de danças urbanas. Terão que fazê-lo usando até 15 palavras. Essa escrita pode ser feita no quadro ou em um caderno. Observe os estudantes durante a atividade, verificando alguns elementos importantes como participação de todos, escuta, argumentação, saber ouvir, saber falar adequadamente, respeitar as opiniões e experiências de cada um. Sugerimos retornar ao texto das competências abordadas neste plano para observar esses elementos.  

Ao final do tempo que julgar necessário, peça a um estudante representante de cada grupo que leia em voz alta a frase que foi construída. Os representantes devem explicar como chegaram a essas respostas. A intenção não é avaliar uma possível frase correta, mas perceber quais caminhos os estudantes percorreram conjuntamente para chegar a essa resposta. A partir das exposições dos estudantes, procure estabelecer aproximações e construir com eles o conceito de danças urbanas. Após a elaboração e apresentação das frases pelos estudantes, peça-lhes para  reavaliar e reelaborar a frase utilizando alguns conceitos discutidos com a sala.

A seguir, comente com os estudantes que irão desenvolver aprendizagens sobre um estilo de danças urbanas bastante conhecido, o hip hop. Explique-lhes que irão vivenciar alguns movimentos e identificar as suas características para depois produzir um workshop de hip hop a ser apresentado na escola.

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