Plano de Aula

Plano de aula: Esportes no lazer, esportes por profissão. Vamos diferenciar?

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Neste plano os estudantes irão analisar, praticar e diferenciar as manifestações dos esportes em seu âmbito de lazer e profissional.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

• Esportes de marca.
  • Esportes de precisão.
  • Esportes de invasão.
  • Esportes técnico-combinatórios.

Objetivos de aprendizagem

• Identificar os esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios praticados na sua região.
  • Analisar as diferenças entre os esportes praticados por lazer e profissionalmente.
  • Criar possibilidades de vivências no âmbito escolar de esportes na sua região.
  • Compreender as diferenças entre a prática de esportes no lazer e profissional.

Competências gerais

1.  Conhecimento

3.  Repertório cultural

4.   Comunicação

10.  Responsabilidade e cidadania

Materiais sugeridos
  • Cones.
  • Bolas.
  • Corda.
  • Giz.
  • Apito.
  • Cronômetro.
  • Bastões.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Conversa inicial

Reúna os estudantes em círculo para uma conversa e questione-os sobre o que se lembram acerca da classificação dos esportes. Recorde-os das características dos esportes de marca, de invasão, de precisão e técnico-combinatórios, e, se julgar necessário, utilize o Para saber mais como suporte. Peça a eles que deem exemplos de esportes que se enquadram em cada uma dessas classificações. Importante considerar que os esportes técnico-combinatórios foram introduzidos somente no 6º ano, portanto, pode ser que alguns estudantes desconheçam modalidades relacionadas a essa classificação.

Em seguida, pergunte quem pratica ou já praticou algum desses esportes, se já viram alguém praticando algum desses esportes nas redondezas de onde moram, onde frequentam, ou mesmo próximo à escola. Existe algum lugar apropriado à prática esportiva nesses locais? Nesse sentido, vale alertar sobre a responsabilidade do Estado fornecer possibilidades de lazer e esporte a sua população, pois eles são um direito de todos.

Proponha uma pesquisa individual para saberem sobre a ocorrência da prática desses esportes na região onde moram. Para isso, peça a eles que entrevistem os pais, familiares e vizinhos (mínimo três pessoas), perguntando quais esportes eles já puderam observar sendo praticados naquela região, onde isso ocorreu, e em qual contexto se apresentava. Existe lugar específico para a prática perto de onde moram? Quais atividades são oferecidas? De posse dessas respostas, os estudantes devem formar uma lista dos esportes já vistos, classificá-los de acordo com suas características e apresentar o contexto em que eram praticados.

Ex.: Tabela 1

Onde praticavam/contexto apresentado

Característica desse tipo de esporte

Atletismo (corrida)

Ciclovia/manter a forma (lazer).

Corriam para atingir uma marca (tempo ou distância).

Esporte de marca

Natação

Clube/disputa oficial

(profissional).

Nadavam o mais rápido possível para ganhar.

Esporte de marca

Futebol

Estádio local/campeonato oficial (profissional).

As equipes se apresentavam inicialmente uma em cada campo, tinham estratégias de ataque e defesa para atingir e proteger um alvo comum.

Esportes de invasão

Em seguida, peça aos estudantes que, com base em suas pesquisas, transfiram o que registraram para um espaço maior (papel kraft ou quadro) com os esportes que apareceram em suas pesquisas, formando uma tabela única da turma.

Com base nessa tabela, maior e único da turma, fica fácil visualizar, de uma maneira geral, quais são os esportes mais praticados ou menos praticados nas redondezas onde moram e frequentam. A partir dessa visualização, questione-os sobre os que mais apareceram no quadro e proponha a feitura de uma lista desses esportes.

Dessa forma, crie com os estudantes uma lista com os esportes mais comuns para aquela localidade.

Após a criação da lista de esportes na localidade onde moram, forme grupos para que eles conversem entre si sobre possibilidades para tematizar alguns desses esportes no contexto escolar.

Eles devem propor uma prática o mais próximo possível da sua manifestação profissional e de lazer.

Na atividade a seguir, sugerimos uma prática a partir de um esporte de invasão.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO