Plano de Aula

Plano de aula: Introduzindo os esportes técnico-combinatórios

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Descrição

Nesta sequência de aulas, os estudantes devem identificar os esportes técnico-combinatórios, reconhecendo seus movimentos básicos, propondo maneiras de vivenciar esses movimentos com segurança, respeito pelos colegas e pelas regras, e compreendendo as questões técnico-táticas que regem as modalidades e sua a vivência no ambiente comunitário e escolar.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Esportes técnico-combinatórios.

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer os esportes técnico-combinatórios e suas modalidades esportivas.
  • Experimentar os movimentos básicos presentes nas modalidades dos esportes técnico-combinatórios.
  • Construir sequências de movimentos que possibilitem a compreensão sobre a prática dos esportes técnico-combinatórios.
  • Realizar as atividades levando em consideração o trabalho em equipe e o protagonismo, garantindo a participação segura de si mesmo e dos colegas.
  • Classificar as diferentes habilidades motoras presentes nos esportes técnico-combinatórios.

Competências gerais

1. Conhecimento

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Aula

Materiais sugeridos
  • Caderno para registro do estudante.
  • Quadro.
  • Flip chart. 
  • Projetor multimídia.

Espaços e materiais disponíveis na escola:

  • Quadra poliesportiva, pátio ou jardim/gramado.
  • Colchonetes.
  • Cones
  • Caixas de papelão de diversos tamanhos.
  • Cordas.
  • Bolas.
  • Bancos.
  • Latas.
  • Tábuas.
  • Bambolês.
  • Elásticos.
  • Barra fixa.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Inicie a aula comentando com os estudantes que irão desenvolver aprendizagens sobre um grupo de modalidades esportivas que são classificadas como esportes técnico-combinatórios.

Antes do início das aulas é importante considerar que essa pode ser a primeira vez que os estudantes são apresentados ao termo esportes técnico-combinatórios. Ao questioná-los sobre o que sabem a respeito, provavelmente irão elencar vários esportes de diferentes classificações.

Sugerimos que deixe os estudantes à vontade para falarem e proponha a construção colaborativa de uma nuvem de palavras com as respostas deles. (essa nuvem pode ser construída no flip chart, virtualmente por programas e aplicativos, ou no quadro).

Seria interessante reservar essa nuvem para futura comparação e análise das aprendizagens dos estudantes no prosseguimento da aula, assim eles, ao final das sequências de aulas poderão, retomar as suas aprendizagens, bem como servir como instrumento de avaliação.

Se preferir utilizar aplicativos, a seguir veja a sugestão de alguns para produzir a nuvem de palavras:

  • wordclouds.com (Gratuito)
  • wordart.com (Gratuito)
  • mentimeter.com (Gratuito)

Após o questionamento inicial, peça aos estudantes que se dividam em duplas ou trios, na quadra ou na sala, e apresente-lhes imagens das principais modalidades técnico-combinatórias (essas imagens podem ser apresentadas a partir de cards, PPT ou mural para apreciação de todos), como: ginástica rítmica, ginástica artística, patinação artística, nado sincronizado. A seguir,  alguns exemplos:

Ginástica artística

EDF6_02ESP01-IMAGEM1

Ginástica rítmica

EDF6_02ESP01-IMAGEM2

Patinação artística

EDF6_02ESP01-IMAGEM3

Nado sincronizado

EDF6_02ESP01-IMAGEM4

Após essa apresentação, peça aos estudantes para analisar as imagens. Questione-os:

  • Vocês reconhecem essas modalidades esportivas?
  • Elas são individuais ou coletivas?
  • Como se determina o vencedor nessas modalidades?
  • O que essas modalidades têm em comum?
  • Quais são os principais movimentos e estruturas corporais requisitadas?
  • Quais são os aparelhos ou equipamentos utilizados?

A ideia central é levar os estudantes a trocar informações sobre o que sabem e, juntos, pesquisarem o que não sabem sobre os esportes técnico-combinatórios, refletindo sobre seus conhecimentos e ajudando uns aos outros na construção e no compartilhamento do saber.  

Para essa pesquisa pode se utilizar o celular do estudante, a sala de informática da escola ou livros, caso não seja possível essa pesquisa no momento da aula, peça aos estudantes que a realizem em casa e, depois, preencham o quadro.

Proponha que preencham uma tabela com as reflexões feitas a partir dos questionamentos sobre as modalidades apresentadas. Essa tabela pode ser feita no caderno do estudante, em aplicativos e, após a conceituação dos esportes técnico-combinatórios, no quadro, em um flip chart ou em aplicativos para a visualização de todos.

Sugestão de tabela e possíveis respostas dos estudantes.

Esportes técnico-combinatórios

Esporte técnico-combinatório

Respostas dos estudantes

Como se determina o vencedor

Principais movimentos corporais

Saltos

Principais aparelhos

Trave

Individuais ou coletivas

Individual

Vestimentas

Collant

Características em comum

* Conforme novas dúvidas forem surgindo durante o desenvolvimento desta sequência, os estudantes podem acrescentar novas linhas na tabela e procurar encontrar as respostas.

A coluna pontos em comum se refere ao que os estudantes acham semelhantes nas modalidades esportivas apreciadas nos cards ou nas imagens, como exemplo: sistema de pontuação, movimentos sequenciados, vestimenta, juízes, notas decrescentes ou outra semelhança descoberta pelos estudantes durante a observação das imagens, pesquisas e reflexões em grupo.

Caso tenha acesso a celulares, computadores ou internet, podem ser usados aplicativos simples como Word ou Excel para produzir a tabela.

Após o início do preenchimento da tabela, sugerimos conceituar o esporte técnico-combinatório, utilizando as informações do Para saber mais e também informações da tabela e da nuvem de palavras feitas no início da aula, como, por exemplo:

Questão da tabela: principais movimentos corporais.

Resposta do estudante: saltos, giros, rodopios, mortais, equilíbrios.

Partindo dessa resposta, pode-se comentar que esses movimentos fazem parte da apresentação do atleta e compõem movimentos obrigatórios e livres nos aparelhos, e, juntos, fazem parte da apresentação final do atleta. Quanto maior for o grau de dificuldade desses movimentos e maior for a perfeição na realização dele, menor será o desconto na nota final do atleta.

Após essa primeira etapa de apresentação dos esportes técnico-combinatórios, sugerimos aprofundar conhecimentos por meio de uma modalidade específica. Neste plano abordaremos a ginástica artística. Pode-se fazer uso de qualquer outra modalidade, de acordo com a sua realidade.

Iniciaremos com uma introdução à ginástica artística, passando por história, movimentos, regras, pontuação e aparelhos.

Primeiramente, sugerimos apresentar alguns vídeos da ginástica artística.

 Antes da exibição dos vídeos seria interessante direcionar o olhar do estudante para alguns pontos:

  •  Quais são os principais aparelhos da ginástica artística?
  •  Há diferenças entre os aparelhos femininos e masculinos?
  •  Quais as principais habilidades motoras envolvidas?  
  •  Quais os tipos de provas?
  •  Como é a forma de pontuação?
  •  Os movimentos necessitam ser precisos?
  • Como são avaliados os movimentos?

Sugerimos que essas perguntas possam ser inseridas na tabela de perguntas e respostas após os estudantes assistirem aos vídeos, para que respondam de acordo com o que assistiram.

Para essa atividade, sugerimos dois vídeos para sua escolha, que se encontram listados a seguir.

Esses vídeos abordam movimentos, pontuação, aparelhos, provas e processo histórico, sendo de fácil assimilação para o estudante.

Sugestões:

Vídeo 01  (dos 27 segundos até 5,37 minutos):

Vídeo 02 (do início até 8,12 minutos):

Para organizar os conhecimentos adquiridos ao assistir ao vídeo, sugerimos que conversem sobre as questões propostas, debatendo sobre processo histórico, movimentos, sistema de pontuação, regras, aparelhos, organização técnico-tática.

Deixe-os à vontade para exporem seu entendimento sobre os pontos elencados. Estimule-os a falar e também mostrar a importância de escutar opiniões diferentes para identificar diferentes pontos de vista que podem contribuir com suas aprendizagens.

Conforme ocorrem as reflexões, peça aos estudantes para incluírem linhas na tabela acima, com novos questionamentos e respostas, evidenciando as suas aprendizagens.

Durante todo o processo, observe se todos os estudantes participaram das discussões. Se for possível, além das estratégias aqui sugeridas, peça aos estudantes que, divididos em dupla, auxiliem  uns aos outros no preenchimento dos quadros, no caso de dificuldade de registro por baixa visão.

Após essa atividade, siga para uma vivência e experimentação dos movimentos por meio das atividades propostas a seguir.

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