Plano de Aula

Plano de aula: Jogos eletrônicos: origens e evolução

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

No desenvolvimento deste plano, os estudantes irão identificar a origem e a evolução dos jogos eletrônicos. Eles também irão compreender os diferentes significados atribuídos aos jogos, de acordo com a sua prática. Por fim, analisarão a presença ou ausência de virtudes e valores universais da humanidade, como a paz, a justiça, o respeito e a responsabilidade nos diferentes tipos de jogos eletrônicos.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

• Jogos eletrônicos.

Objetivos de aprendizagem

• Identificar a origem e a evolução dos jogos eletrônicos.
  • Compreender os significados atribuídos aos jogos eletrônicos, considerando o seu objetivo de utilização.
  • Analisar a presença de virtudes e valores universais no contexto dos jogos eletrônicos.

Competências gerais

1.       Conhecimento

2.       Pensamento científico, crítico e criativo

3.       Repertório cultural

5.       Cultura digital

Materiais sugeridos
  •  Bolas.
  • Cones.
  • Arcos.
  • Cordas.
  • Cadeiras.
  • Materiais recicláveis.
  • Outros materiais a serem utilizados a partir das pesquisas dos estudantes.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Conversa inicial

Peça que os estudantes, em grupo, realizem em casa duas pesquisas que podem ser trabalhadas nesta sequência em momentos diferentes.

A primeira pesquisa consiste em trazer para a aula informações sobre os seguintes tópicos:

-Identificar a origem e a evolução dos jogos eletrônicos.

- Observar os significados que os jogos foram recebendo ao longo do tempo, além do entretenimento.

- Analisar as diferentes mensagens, relacionadas a virtudes e valores, propostas pelos jogos eletrônicos.

Conduza uma discussão sobre a primeira pesquisa, reunindo os estudantes em roda de conversa e explorando o que pesquisaram:

O que é um jogo eletrônico?

Quais são as modalidades de jogos eletrônicos?

Todos gostam de jogos eletrônicos. Por que gostam?

Em qual equipamento jogam?

Com qual frequência?

O que jogam?

É possível conhecer pessoas por meio de um jogo eletrônico?

Um jogo eletrônico pode ser utilizado para ensinar algo que se aprende na escola?

É possível aprender uma outra língua por meio de um jogo eletrônico?

Há pessoas que usam um jogo eletrônico para trabalhar? Solicite que eles citem exemplos.

Existe alguma restrição de idade para os jogos eletrônicos? Se sim, estimule-os a explicar os porquês.

A segunda pesquisa consiste em procurar um jogo para adaptar na escola. Como suporte, disponibilize aos estudantes os links a seguir, que apresentam adaptações de versões virtuais de jogos para as aulas de Educação Física.

A pesquisa deve conter:

- Qual a história do jogo?

- Quem são os personagens?

- Onde o jogo ocorre (qual o mapa, a interface do jogo)?

- Quantas pessoas podem jogar o jogo simultaneamente?

- Qual a dinâmica do jogo (o que eu preciso fazer)?

- Quais são as regras do jogo?

- Como são realizadas as premiações e bonificações no jogo?

- Como ocorre o avanço de nível ou de fase?

- Quem ganha o jogo?

- Quais as mensagens do jogo, como valores, virtudes, violência, entre outros?

- Como poderiam adaptar esse jogo para que todos pratiquem na aula?

Permita que os grupos socializem as suas pesquisas e as suas proposições. Peça que os demais estudantes, ao ouvir a proposta dos grupos, façam observações, tirem dúvidas, proponham mudanças ou sugestões para contribuir com os colegas.

Ao final desse processo, observe com os estudantes as propostas e a viabilidade de serem adaptadas aos locais e materiais disponíveis na escola. Defina com eles qual o jogo ou quais os jogos escolhidos e qual seria o modo de prática.

Como este plano prevê quatro aulas, pode-se dividir os jogos pelas aulas subsequentes. Nesta vivência inicial, escolha um jogo de fácil caracterização, pois não haverá tempo de ajustar materiais e espaços previamente.

O objetivo desta atividade é  levar os estudantes a perceber que a evolução e a acessibilidade dos jogos eletrônicos fazem muitas pessoas praticarem essa modalidade nos seus momentos de lazer. Essa escolha leva a algumas questões passíveis de reflexão, como a forma menos pessoal de interação com o outro (quando há interação), as mensagens que os jogos transmitem, a restrita possibilidade de adaptação e adequação, visto que o jogo já está “pronto”, a menor movimentação corporal, a postura corporal, incluindo movimento repetitivos de partes específicas do corpo, como dedos, mãos, pescoço, antebraços e braços, entre outros.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO