Plano de Aula

Plano de aula: Mais rápido, mais longe ou mais forte. Vamos conhecer os esportes de marca?

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Neste plano, os estudantes irão reconhecer e vivenciar habilidades técnico-táticas básicas dos esportes de marca, a partir da apropriação dos principais movimentos que constituem as modalidades, em ações individuais e coletivas, visando o desenvolvimento pessoal e social com troca de experiências e tomadas de decisão compartilhadas.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Esportes de marca

Objetivos de aprendizagem

  • Retomar os elementos comuns dos esportes de marca: chegar mais rápido, lançar ou saltar a maior distância e levantar o maior peso.
  • Experimentar os elementos comuns de modalidades individuais e coletivas dos esportes de marca.
  • Identificar os princípios que regem as regras nos esportes de marca.
  • Analisar as habilidades técnicas requisitadas pelas modalidades.
  • Elaborar e propor, coletivamente, estratégias que incluam todos e todas nas práticas.
  • Identificar os princípios táticos das modalidades.

Competências gerais

1. Conhecimento

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Aula

Materiais sugeridos
  • Relógio, cronômetro, celular para medir o tempo.
  • Materiais disponíveis na escola ou materiais alternativos de acordo com as propostas das atividades dos estudantes.
Conversa inicial

Retome com os estudantes sobre o que aprenderam a respeito dos esportes de marca. Para isso, utilize diferentes recursos, como fotos, imagens ou vídeos com audiodescrição, de modo que todos possam retomar ou compreender sobre essa categoria de esportes. Se houver disponibilidade, seguem a seguir algumas sugestões de vídeo.

Sugestão de vídeos:

Atletismo:

Levantamento de peso:

Triatlo:

Remo:

Após assistirem aos vídeos, questione-os: O que os atletas dessas modalidades têm de fazer para vencer a prova? Qual a capacidade física que os seus movimentos apresentam? Força muscular, velocidade, potência muscular? Essas provas são somente para homens ou mulheres também participam? Como é o corpo de cada um dos participantes?  São magros, fortes, altos, obesos? Existe alguma regra que observaram nas práticas?

Nesse momento é importante que eles reconheçam os elementos comuns dos esportes de marca, que são associados à distância, ao tempo e ao peso. Devem perceber que os atletas têm diferentes biotipos e que são modalidades que podem ser praticadas tanto por homens como por mulheres. Além disso, perceber que existem modalidades individuais e coletivas.

Se não for possível assistirem ao vídeo, converse com os estudantes fazendo alguns questionamentos, como, por exemplo:

Em qual esporte os atletas têm de chegar mais rápido para vencer?

Se ele tem de chegar mais rápido, qual é a principal capacidade física requerida?

Em qual esporte os atletas têm de levantar mais peso para vencer?

Se ele tem de levantar mais peso, qual é a capacidade física requerida?

Em qual esporte os atletas têm de lançar um objeto mais longe para vencer?

Se ele tem de lançar um objeto mais longe, qual a capacidade física requerida?

Nesses esportes participam somente homens ou mulheres também?

E quanto ao corpo dos participantes? Aquele que corre mais rápido tem o mesmo corpo de quem levanta bastante peso, por exemplo?

Essas modalidades podem ser praticadas por pessoas com alguma deficiência?

Permita aos estudantes responder e questionar um ao outro quando tiverem alguma dúvida sobre o que expressaram. Esse é um momento no qual podem exercitar a oralidade, elaborando frases de modo que todos entendam. Observe se pontuam corretamente acerca do que foi perguntado. Peça-lhes para fazer um registro sobre as características das modalidades, as capacidades físicas requeridas, as características dos atletas, entre outros. Essas anotações irão compor o registro final dos estudantes.

A seguir, comente que irão experimentar algumas práticas nas quais estarão presentes os elementos comuns dos esportes de marca.

Comente que irá propor um problema. Eles devem refletir sobre o problema e tentar encontrar soluções práticas para resolvê-lo.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO