Plano de Aula

Plano de aula: Precisão! Você sabe o que é? Bora praticar?

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

No desenvolvimento deste plano, sugerimos a discussão do conceito e das características dos esportes de precisão, por meio de vivências das habilidades técnico-táticas básicas e seus principais movimentos. A vivência de situações individuais e coletivas possibilita o desenvolvimento pessoal, a troca de experiências, a ajuda mútua e a tomada de decisão, o que favorece a criação de soluções para superar  os desafios impostos pela prática.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  •  Esportes de precisão.

Objetivos de aprendizagem

  • Experimentar e fruir habilidades técnico-táticas dos esportes de precisão.
  • Identificar as ações pessoais necessárias para os esportes de precisão.
  • Identificar as ações coletivas nos esportes de precisão e refletir sobre os desafios impostos pelas práticas e desenvolver soluções coletivas para superá-lo.
  • Planejar e realizar cenários que envolvam ações pessoais, sociais e coletivas nos esportes de precisão.

Competências gerais

1. Conhecimento

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Aula

Materiais sugeridos
  • Canos de PVC.
  • Papel.
  • Fitas adesivas.
  • Sacolinhas plásticas.
  • Cabo de vassoura.
  • Garrafas pet de 500 ml.
  • Cones.
  • Tampas de produtos de limpeza.
  • Rodelas de madeira.
  • Rodelas de papelão.
  • Latas.
  • Bolas de diversos tamanhos e pesos.
  • Bolinhas de gude.
  • Bambolê.
  • Caderno.
  • Flip chart.
  • Folha de cartolina.
  • Quadro.
  • Canetas.
  • Lápis.
  • Giz.
  • Caixas de leite vazias.
  • Meias velhas.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Inicie a aula comentando com os estudantes que irão retomar uma categoria de esportes chamada “esportes de precisão”.

Para isso, faça duas perguntas:

  • O que é precisão?
  • Do que necessitamos para ter precisão?

Deixe os estudantes à vontade para que possam dar suas opiniões, escute com atenção e debata com eles os significados de precisão, e do que necessitamos para alcançar a precisão. Após esse debate, sugerimos a construção de uma tabela onde os estudantes devem inserir os significados corretos de precisão discutidos anteriormente.

Nesse momento, vamos preencher duas colunas. Peça para um estudante anotar as palavras ou anote você mesmo. Comunique que essa tabela vai acompanhar os estudantes durante todo o desenvolvimento da aula e deve ser construída coletivamente com o uso do flip chart ou da cartolina.

Tabela 1 - Precisão

Coluna 1

Coluna 2

Coluna 3

Coluna 4

Coluna 5

Precisão –significado.

O que preciso ter para ter precisão.

Esportes que utilizam a precisão em algum momento da sua realização.

Esportes de precisão.

Ir criando colunas para as respostas que serão elencadas na seção Para refletir.

Acertar o alvo

Pontaria

Basquete

Tiro com arco

Aproximar

Força

Tiro com arco

Dardo

Ir ao ponto correto

Melhorar minha musculatura

Dardo

Bocha

Pontaria - mira

Concentração

Golfe

Golfe

Bocha

Croquet

Hóquei

Em seguida faça a segunda pergunta:

Vocês conhecem esportes que utilizam a precisão? Deem exemplos.

Retome a tabela 1 com os estudantes e escreva as respostas elencadas por eles. Observe se relatam esportes que de alguma forma utilizam a precisão mas que não fazem parte dessa categoria, como, por exemplo, o basquete, no qual a precisão é importante para realizar um passe ou arremessar a bola na cesta. Nesse caso, sugerimos que converse com os estudantes sobre o motivo desses esportes não serem classificados como esportes de precisão.

Exemplo 1: Basquete 

Pergunte aos estudantes: Em qual momento a precisão se faz presente no basquete?

Provavelmente eles irão responder que no momento do arremesso à cesta ou de passes aos companheiros. Após essa resposta, faça os seguintes questionamentos:  

  • No basquetebol, a precisão é o único elemento do jogo ou existem outras ações?
  • Existe mais alguma situação no basquete fora o lançamento à cesta e o passe que necessitem de precisão?
  • O vencedor da partida se dá só pela precisão do arremesso ou passe? E se os adversários forem impedidos de realizar uma cesta?
  • No jogo são necessárias outras estratégias coletivas de ataque e defesa para chegar à cesta e arremessar ou basta apenas passar e arremessar?

Mostre aos estudantes que no basquetebol as ações de ataque e defesa coletivas são muito importantes para que o jogo ocorra. A precisão é importante, mas por si só não define o resultado do jogo. Já em uma modalidade de esporte de precisão a predominância está no ato de atingir o alvo ou aproximar-se dele. Após esse bate-papo, mostre aos estudantes que a precisão nesses esportes é a característica principal.  Os praticantes geralmente realizam o movimento sozinhos e, ao lançar, golpear ou projetar o seu objeto, a sua participação acaba, dando a vez ao adversário.

Após esse momento de discussão, retome a tabela 1 e preencha mais uma coluna, na qual deve conter modalidades esportivas em que a precisão é importante, mas não é o elemento predominante, conforme o modelo:

A tabela deve ficar então com uma coluna onde devem ser escritas as modalidades de esporte de precisão e outra na qual a precisão existe, mas não é o elemento principal.

Para que todos os estudantes sejam incluídos nessa atividade, observe a necessidade de utilização de mais elementos, como vídeos, áudios, imagens, ou de fazer perguntas direcionadas a estudantes com mais dificuldades.

Após essa atividade, comente com os estudantes que irão experimentar a precisão e criar jogos colaborativamente, utilizando a precisão como elemento principal.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO