Plano de Aula

Plano de aula: Biomas brasileiros

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Inter-relações entre fenômenos naturais e usos da terra.

mais ações

Habilidades BNCC:

Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO5 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste plano, será possível identificar as características dos principais biomas brasileiros e relacionar a existência de diferentes tipos de vegetação aos padrões climáticos, aos tipos de solos, ao relevo e à fauna. Além disso, refletiremos sobre as formas de exploração e possíveis alternativas para a sua preservação a partir da elaboração de um mapa mental sobre as principais características dos biomas que serão estudados.

Materiais necessários: Datashow, celular ou computador com acesso à internet, imagens dos biomas brasileiros que sofreram ou não degradação, papel A4 ou folha de caderno, caneta, lápis, borracha e cartolina.

Se a escola não tiver acesso à internet, sugiro que o professor divida a turma em 6 grupos, para que cada grupo corresponda a um bioma brasileiro, e peça para que eles façam uma pesquisa em casa sobre o bioma correspondente ao seu grupo. Esta pesquisa precisa conter informações sobre a região do bioma, relevo, clima, fauna, flora, problemas ambientais e ação de preservação/ recuperação.

Para você saber mais:

BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Biomas. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/biomas.html>. Acesso em: 23 mar 2019.

Mapa de biomas e vegetação. IBGE. Disponível em: <https://ww2.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/21052004biomashtml.shtm>. Acesso em: 23 mar 2019.

Contextos prévios: Seria interessante que os alunos tivessem conhecimento sobre o clima e a vegetação brasileira e compreendessem a relação entre clima, vegetação e solo como um sistema interdependente e a importância do equilíbrio entre cada elemento para a preservação da biodiversidade.

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema da aula e comente que a turma estudará sobre a importância do clima, vegetação e relevo para a formação dos biomas brasileiros e sobre os principais impactos ambientais sofrido por eles. Como atividade, dividiremos a turma em 6 grupos, em que cada representará um bioma (Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Campos e Pantanal, faremos uma pesquisa com celular ou na sala de informática sobre as principais características desses biomas e, para finalizar, cada grupo desenvolverá um mapa mental com informações sobre o bioma estudado.

Como adequar à sua realidade: Você pode levar para sala de aula informações extras sobre o bioma característico da sua cidade como exemplo: formas de exploração dos recursos naturais, atividades relacionadas a sustentabilidade na região ou práticas que visam a preservação do bioma local.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA