Plano de Aula

Plano de aula: Maquetes do relevo

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: interpretação de carta e perfil topográficos.

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre o plano
Sobre o plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este plano propõe desenvolver com os alunos o conceito e os procedimentos teórico-metodológicos do uso e construção de maquetes em Geografia. O tema é relevo e utilizaremos materiais de fácil acesso como papelão e tinta guache. O lugar escolhido é a área de uma reserva ecológica imaginária chama Dois Morrinhos. Ao final o professor organizará uma vivência em que os alunos deverão apresentar o resultado os seus trabalhos. Eles deverão sinalizar na maquete, quais altitudes eles julgam ser mais aprazíveis para morar e justificar a escolha.

Materiais necessários:

Para cada maquete, use: 5 folhas de sulfite; 6 pranchas de papelão não muito duro para permitir o corte pelos alunos, medindo 21 cm X 17,5 cm, sendo que uma delas não deve ser cortada para servir como base para a maquete; Conjunto de réguas; Tesoura escolar e 1 grande para o professor; Tinta guache as cores verde, amarelo, vermelha e branca para dar as tonalidades, ou lápis de cor ou canetas hidrocor e outros produtos disponíveis; Cola branca e Sacolinhas ou caixinhas para guardar o rejeito.

Materiais complementares:

Atividade da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xgthU2JRpPYQsDc3Cf6qH6QPbDeY4Z5zNu5mGj96Sqxyt3prj3gpsAYGXkN4/geo6-09und02-contextualizacao-atividade.pdf

Atividade da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/j9YApJkYxzsKu9ZBaX3GzqaK8RTEqRBwtHSth2SkJ56xSyYGRCsrNX2xu5z5/mapa-hipsometrico-dois-morrinhos-p7.pdf

Fontes:

Slide 3: Menina e menino estudantes. PNGTREE. Disponível em: https://pt.pngtree.com/element/down?id=MzUyNDk4Ng==&type=1

para incorporar direitos autorais: Gráficos de pngtree.com. Acesso em 18 de março de 2019.

Slide 6: Estudantes constroem maquetes na escola. Disponível em: https://cartografiaescolar.files.wordpress.com/2008/08/sn010704.jpg. Acesso em 17 de março de 2019.

slide 7: Mapa de curvas de nível. Disponível em: https://cartografiaescolar.files.wordpress.com/2008/08/sn010704.jpg. Acesso em 16 de março de 2019.

Slide 8: Por Lynn Betts, USDA Natural Resources Conservation Service - http://photogallery.nrcs.usda.gov/Index.asp, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=689274. Acesso em 16 de março de 2019.

- Maquete indicando as cotas das curvas de nível. Disponível em:https://cartografiaescolar.wordpress.com/maquete/. Acesso em 16 de março de 2019.

Slide 09: Carta hipsométrica e maquete correspondente em cores: Cartografia Escolar. Disponível: http://seligeo2015.blogspot.com/2015/05/oficina-de-maquetes-de-papelao.html. Acesso em 16 de março de 2019.

Mapas:

Carta de curvas de nível. Disponível em:https://cartografiaescolar.wordpress.com/maquete/. Acesso em 16 de março de 2019.

Para você saber mais:

Revista Uel. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6758/6098. Acesso em 16 de março de 2019.

Contextos prévios: a turma já deve estar familiarizada com a leitura de mapas e seus símbolos, escalas gráfica e numérica.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale aos alunos que nessa aula irão estudar e aprender a construir maquetes, que representam um modelo de uma porção da superfície terrestre em 3D. Ao final da aula os grupos deverão apresentar sua maquete para os outros alunos da turma.

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