Kleroteria para eleição
Plano de Aula
Plano de aula: A ideia de democracia na Grécia antiga
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cidadania na antiguidade greco-romana
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI12, “Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas”, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Caderno, lápis, caneta, borracha, dicionário e uma tira de papel sulfite para cada aluno (com cerca de 15 centímetros de altura). Material complementar impresso ou projetor multimídia. Uma kleroteria impressa, um dado de cores e um dado de letras gregas (Material complementar)
Antes de iniciar o plano de aula, imprima o arquivo “Kleroteria para impressão”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3J5uHYKchyn9gRc3uvQDXbKKuzEsKfSkRVRjzY2nkMY5yewNDvewuDFk6Zc5/his6-12und01-kleroteria-para-eleicao.pdf Acesso em: 5/3/2019. Imprima também um “dado para impressão - cores”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cTtQNMJYFkYytGaMaHMA2WkyvvpRzGgkhafAkytacsXKdSjMmduZBtNv7njb/his6-12und01-dado-para-impressao-cores.pdf Acesso em: 5/3/2019 e um “dado para impressão - letras gregas”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3UrKJgzUAPtVmKP7NH7W6tE2PcXQUjy6tHa43NWhTRSz4yfp6hnmPxH74Xb3/his6-12und01-dado-para-impressao-letras-gregas.pdf Acesso em: 5/3/2019. Cole cada impressão de dado sobre uma cartolina e recorte-a no perímetro do dado. Em seguida, dobre e cole os dados.
Material complementar:
Kleroteria para impressão
Dado para impressão - cores
Dado para impressão - letras gregas
Imagem urna eleitoral brasileira
Imagem manchete do site da Agência Brasil (EBC), disponível em http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-03/em-buenos-aires-guaido-defende-mobilizacao-em-favor-da-democracia Acesso em: 5/3/2019.
Texto 1 - A democracia
Texto 2 - A assembleia
Imagem da Colina de Pnyx
Texto 3 - Conselho dos 500 - Bulé
Imagem de kleroteria e sua legenda
Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as Informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico destes documentos, pois isso os impediria de construir o Contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.
Para você saber mais: A democracia ateniense é considerada uma democracia direta, dela participavam todos aqueles que eram considerados cidadãos.
A assembleia e o Conselho dos 500, também chamado bulé, eram as duas principais instituições administrativas de Atenas. A assembleia era a instituição máxima da democracia ateniense. A bulé era composta, no início, de 400 membros, mas passou a ter 500, daí o nome “Conselho dos 500”. Os membros da bulé era sorteados entre os cidadão atenienses por meio da kleroteria e tinham um mandato temporário, não podendo ocupar o cargo por mais de uma vez. A bulé propunha o que seria debatido na assembleia e cuidava da administração da cidade.
REIS, Maria Dulce. Democracia grega: A antiga Atenas (século V. a.C.). Sapere Aude, PUC-MG. Disponível em http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/viewFile/17648/13398 Acesso em: 5/3/2019.
TRABULSI, José Antônio Dabdab. História e historiografia da democracia ateniense. Tempo (Niterói, online) | Vol. 22 n. 41. p.592-598, set-dez., 2016. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/tem/v22n41/1413-7704-tem-22-41-00592.pdf Acesso em: 5/3/2019.
TRABULSI, José Antônio Dabdab. Cidadania, liberdade e participação na Grécia: uma crítica da leitura liberal. UFF. Disponível em http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_livres/artg6-9.pdf Acesso em: 5/3/2019.
ROSSET, Luciano. A democracia ateniense: filha de sua História, filha de sua época. Revista de Cultura Teológica - v. 16 - n. 64 - JUL/SET 2008. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/culturateo/article/viewFile/15535/11601 Acesso em: 5/3/2019.
MELO, Gabriel da Silva. Mercadores e comerciantes na democracia ateniense, 431-322 a.C. UFF, 2015. Disponível em http://www.historia.uff.br/stricto/td/1955.pdf Acesso em: 5/3/2019.
Democracia antiga direta e moderna representativa - Seed - Paraná. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unicentro_hist_pdp_carla_stiegler.pdf Acesso em: 5/3/2019.
Filme A História da democracia. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=P3yVRkvP-w4 Acesso em: 5/3/2019. O documentário analisa a democracia na antiga Atenas.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO