Plano de Aula

Plano de aula: A sociedade medieval

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Senhores e servos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI16, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópia impressa (ou projeção) do material da Contextualização.

Cópias impressas (ou projeção) das instruções da Problematização e Sistematização.

Cópias impressas das atividades da Problematização e Sistematização.

Dicionário.

Material complementar:

Contexto - Sociedade e trabalho na Idade Média

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/23kyXzyVZ89KehWtPDky2yNGGsJtzbx9C49F43r6FMpEnYZgg2G9s5rm6Ymh/his6-16und01-sociedade-e-trabalho-na-idade-media.pdf

Contexto - Atividade Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gDmuxrjZcAkmeGUBrtxQT65xRwc9Bg4xYZWMkvqndDr8vVWhBf7GADnAVZsu/his6-16und01-atividade-contextualizacao.pdf

Problematização - Resolução Sociedade tripartida

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5rdcbNjRbhHkzmpfBznJFkA748a7e6zSkzVkeVMusn8wMeFj5ZcWqGAWrzmt/his6-16und01-resolucao-sociedade-tripartida.pdf

Sistematização - Resolução História

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Jqt3R8FuUVb5EM78ABjSc85CeaveYWP3yDM9CwE5FVbgsqYEDx8GY5TRTBqa/his6-16und01-resolucao-historia.pdf

Para você saber mais:

http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf

Para aprofundar a questão da diversidade de papéis desempenhados pelos membros da sociedade ao longo de todo o medievo recomendamos a leitura do capítulo 5 da obra de Hilário Franco Júnior.

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/a-sociedade-feudal.htm

Pequeno artigo que resume as funções das três ordens da sociedade medieval (clero, nobres e servos).

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3883019/mod_resource/content/1/LE%20GOFF%20jacques-o-apogeu-da-cidade-medieval.pdf

PDF do livro O apogeu da cidade medieval, de Jacques Le Goff. Para aprofundamento das questões referentes a sociedade urbana, recomenda-se a leitura do capítulo “A nova sociedade urbana”.

https://www.youtube.com/watch?v=JWdlrDtTyv4

O vídeo em questão aborda a temática da sociedade tripartida, enfatizando as principais características do feudalismo e de cada uma das ordens sociais que compunham este sistema.

https://www.youtube.com/watch?v=oNfT66nyGSA

Vídeo didático sobre a sociedade tripartida. Caso disponha de tempo, projete o vídeo para os alunos. O material aborda de forma clara e objetiva a estrutura da sociedade feudal mostrando o papel de cada camada na sociedade.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Acerca da estrutura da sociedade medieval (tradicionalmente a historiografia considera que a Idade Média estendeu-se do século V ao século XV) é importante deixar claro para os alunos que durante o feudalismo (sistema econômico predominante da Idade Média Central, mas que já vinha se configurando desde os primórdios do medievo - baseado no trabalho rural e servidão) a sociedade estava dividida em três ordens (Clero, Nobres e Servos) e a possibilidade de ascensão social era praticamente inexistente. Por exemplo: quem nascia servo morreria servo, sendo esta atividade (servidão) desempenhada pelos demais membros da família ao longo das gerações.

Com relação à nobreza, seus membros poderiam entrar para o sacerdócio integrando, assim, a primeira e mais importante ordem social do medievo ou poderiam ainda dedicar-se à administração dos bens da família e atividades ligadas à guerra. Por sua vez, o clero também estava hierarquizado em ordem de importância por meio da figura do papa, arcebispos, bispos, padres etc.

Sobre as atividades desenvolvidas no ambiente urbano, destaque para os alunos a diversidade de profissões existentes, tais como: artesãos, padeiros, ferreiros, alfaiates, oleiros, feirantes, médicos, dentistas, professores etc.

Para você saber mais:

http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf

Para aprofundar a questão da diversidade de papéis desempenhados pelos membros da sociedade ao longo de todo o medievo recomenda-se a leitura do capítulo 5 da obra de Hilário Franco Júnior.

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/a-sociedade-feudal.htm

Pequeno artigo que resume as funções das três ordens da sociedade medieval (clero, nobres e servos).

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3883019/mod_resource/content/1/LE%20GOFF%20jacques-o-apogeu-da-cidade-medieval.pdf

PDF do livro O apogeu da cidade medieval, de Jacques Le Goff. Para aprofundamento das questões referentes a sociedade urbana, recomenda-se a leitura do capítulo “A nova sociedade urbana”.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO