Plano de Aula

Plano de aula: As mulheres e o poder na Antiguidade e na Idade Média

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mulheres na antiguidade e na Idade Média

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI19, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas (ou projeção) do material da Contextualização.

Cópias impressas (ou projeção) das instruções da Problematização e Sistematização.

Cópias impressas das atividades da Problematização e Sistematização.

Saquinhos plásticos para guardar as fichas do jogo de tabuleiro.

Dados (um por grupo).

Pinos para os jogadores marcarem seu lugar no tabuleiro (pode ser grão de feijão, milho, botões, pinos aproveitados de outros jogos etc.).

Material complementar:

Contexto - Mulheres

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PPN95UbZPEc7uqed7K579BPUM3dsUUuhR9Jch5mRzyZN6XBfgmXVGNvsusEd/his6-19und05-contexto-mulheres.pdf

Problematização - Resolução biografias

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XaYfQ5zuagRCkWZ5fCtDm9wYarbaMcQsBZK8XVKQzJjeVJ8hXFcvjmJtMWPB/his6-19und05-resolucao-biografias.pdf

Sistematização - Resolução fichas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vHuTmSWs8UaATfCVggwqeX8pHZG8fjBArpezKCWCDm743TfzWtvcCGRauJgK/his6-19und05-resolucao-fichas.pdf

Sistematização - Tabuleiro

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CkWBZm2eqdK5uzMvXbFGduGgqvfqUDDmtEubtKuZwUqbqEcRRAmMC69yfrwr/his6-19und05-resolucao-tabuleiro.pdf

Para você saber mais:

https://brasilescola.uol.com.br/historia/rainha-saba.htm

https://educacao.uol.com.br/biografias/rainha-de-saba.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rainha_de_Sab%C3%A1

Links com a biografia de Makeda

https://ensinarhistoriajoelza.com.br/mulheres-africanas-rainhas-guerreiras-e-lideres-espirituais/

Link com a biografia de Amanishaketo

AURELL, Martin. Leonor de Aquitânia. In: LE GOFF, Jacques. Homens e mulheres da Idade Média. Tradução: Nícia Adan Bonatti. São Paulo: Estação Liberdade, 2013, pp. 179-182.

Referência bibliográfica sobre Leonor de Aquitânia.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Leonor_da_Aquit%C3%A2nia

Link com a biografia sobre Leonor de Aquitânia.

CONTAMINE, Philippe. Joana d’Arc. In: LE GOFF, Jacques. Homens e mulheres da Idade Média. Tradução: Nícia Adan Bonatti. São Paulo: Estação Liberdade, 2013, pp. 355-359.

Referência bibliográfica sobre Joana d’Arc.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Joana_d%27Arc

Link com a biografia sobre Joana d’Arc.

https://www.youtube.com/watch?v=rzN6yM8VXyU

Vídeo curto que aborda a visita da Rainha de Sabá (Makeda) ao rei Salomão

https://www.youtube.com/watch?v=fQyy-9HWcs4

Vídeo curto que resume a vida de Joana d’Arc

http://novosalunos.com.br/a-importancia-do-uso-de-jogos-no-aprendizado-para-as-novas-geracoes/

Artigo sobre a importância dos jogos no aprendizado

https://ensfundamental1.wordpress.com/407-2/427-2/

Site com várias dicas de jogos que podem ser adaptados de acordo com o tema da aula.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Neste momento inicial da aula é importante esclarecer aos alunos que muitas mulheres ficaram conhecidas na Antiguidade e Idade Média por desempenhar cargos ou funções que sempre foram ocupados por homens. Apesar de filmes, séries, livros e vídeos mostrarem a presença masculina
à frente de reinos, impérios e exércitos, muitas mulheres destacaram-se por sua habilidade política e militar, dominando terras e pessoas.

Makeda (rainha de Sabá - reino que ficava no sul da Península Arábica e Leste da África), Amanishakheto (rainha do reino de Cuxe - sul do Egito),
Leonor de Aquitânia (herdeira da importante região da Aquitânia. Foi casada com o rei francês Luis VII e com o rei inglês Henrique II - possuía grande poder político) e Joana d’Arc (tornou-se famosa por lutar na guerra dos Cem Anos ao lado dos franceses. Foi morta na fogueira e hoje é considerada santa padroeira da França) serão estudadas nesta aula por ser exemplos de mulheres corajosas e habilidosas nos assuntos políticos e militares nos contextos em que estavam inseridas.

Para você saber mais:

https://brasilescola.uol.com.br/historia/rainha-saba.htm

https://educacao.uol.com.br/biografias/rainha-de-saba.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rainha_de_Sab%C3%A1

Links com a biografia de Makeda

https://ensinarhistoriajoelza.com.br/mulheres-africanas-rainhas-guerreiras-e-lideres-espirituais/

Link com a biografia de Amanishaketo

AURELL, Martin. Leonor de Aquitânia. In: LE GOFF, Jacques. Homens e mulheres da Idade Média. Tradução: Nícia Adan Bonatti. São Paulo: Estação Liberdade, 2013, pp. 179-182.

Referência bibliográfica sobre Leonor de Aquitânia.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Leonor_da_Aquit%C3%A2nia

Link com a biografia sobre Leonor de Aquitânia.

CONTAMINE, Philippe. Joana d’Arc. In: LE GOFF, Jacques. Homens e mulheres da Idade Média. Tradução: Nícia Adan Bonatti. São Paulo: Estação Liberdade, 2013, pp. 355-359.

Referência bibliográfica sobre Joana d’Arc.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Joana_d%27Arc

Link com a biografia sobre Joana d’Arc.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados