Captura de tela da palavra "Esparta"
Plano de Aula
Plano de aula: Esparta e Atenas, das Guerras Médicas à Guerra do Peloponeso
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Império na antiguidade
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI13, “Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas”, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em
sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Caderno, lápis, caneta, borracha e dicionário. Fontes impressas para cada grupo.
Material complementar:
Captura de tela da palavra Esparta
Captura de tela da palavra Atenas
Guerras Greco-Persas
Guerras Greco-Persas, depoimento de Heródoto
A Liga de Delos
A Liga do Peloponeso
A Guerra do Peloponeso
Mapa da Guerra do Peloponeso
Tabela “Relações entre Esparta e Atenas e contexto histórico”
Resolução da tabela “Relações entre Esparta e Atenas e contexto histórico”
Para você saber mais: As cidades Atenas e Esparta se desenvolveram de forma diferente, embora estivessem localizadas relativamente perto uma da outra. Esparta se tornou uma pólis militarizada com uma forte concentração política de poder. Atenas contava com uma forte Marinha de guerra, tinha
a democracia como sistema político e uma tendência à expansão na Ática e em toda Grécia. Durante as Guerras Greco-Persas, também chamadas de Guerras Médicas, espartanos e atenienses lutaram no mesmo lado. Mas a Liga de Delos, uma aliança das cidades gregas contra os persas, passou a ser utilizada por Atenas como um meio para expandir sua influência política e econômica na Grécia. Esparta cria a Liga do Peloponeso, aliança militar composta de diversas cidades. A Guerra do Peloponeso (431 a.C.-404 a.C.) foi o conflito entre estas duas cidades. A guerra termina com a vitória espartana, mas o enfraquecimento de toda Hélade, o que facilitou a conquista de Filipe II da Macedônia.
MOERBECK, Guilherme. Entre a religião e política: Eurípides e a Guerra do Peloponeso. Editora Prismas. Disponível em https://www.academia.edu/35703682/Entre_a_religi%C3%A3o_e_Politica_Euripides_e_a_Guerra_do_Peloponeso Acesso em: 1º/4/2019.
BISPO, Cristiano. As Guerras Médicas: Proximidade de fronteiras étnicas e geográficas entre atenienses e etíopes nos séculos VI e V a. Disponível em https://www.revistamirabilia.com/sites/default/files/pdfs/2003_01.pdf Acesso em: 31/3/2019.
TUCÍDIDES. A Guerra do Peloponeso. Disponível em http://funag.gov.br/loja/download/0041-historia_da_guerra_do_peloponeso.pdf Acesso em: 31/3/2019.
FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Resenha de O imperialismo greco-romano, de Norberto Luiz Guarinello, disponível em https://www.academia.edu/18047276/Resenha_de_O_imperialismo_greco-romano_de_Norberto_Luiz_Guarinello Acesso em: 1º/4/2019.
Documentário Guerras del Peloponeso, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=u8Hzq48uwfc Acesso em: 1º/4/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO