Plano de Aula

Plano de aula: Interações e diversidade na formação da sociedade medieval

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Contato, adaptação e exclusão entre populações

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI14, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para realizar a aula serão utilizados projetor ou tela interativa (que poderá precisar também de computador), material impresso na quantidade necessária para a turma.

Caso de não disponha dos recursos audiovisuais, poderá fazer a impressão dos materiais ou mesmo lançar mão da leitura dos textos em voz alta, de acordo com as orientações contidas no plano.

Material complementar:

Link para impressão da imagem usada no slide 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NqCX6urGqntYVGaX9sQ8Z6eNx65c9VVJzGnUT2m8563Avjr6kvcsf2u5dydq/his6-14und04-imagem-slide-contexto.pdf

Link para o documento da Abordagem 1:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AVghVsqzENx6urrPku8yjFKgmwzrW3M8UmXu2Rr4GTYqmhqcPhJAhN9KwYAV/his06-14und04-abordagem-1.pdf

Link para a tabela de registros 1:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A5v6KvzehtdGNj2dbarBqDgQdFuBuPDVWRs6fxjjBAjXD49yTbTfjzh4gkxs/his06-14und04-tabela-de-registros-1.pdf

Link para o documento da Abordagem 2:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y2wejj5rwTZGs3dp4XDH44Gm7Sszqks7zBRRfJnFU8vnmMXEZJkEvB7sHjUx/his06-14und04-abordagem-2.pdf

Link para a tabela de registros 2:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nr46eyr2hvR8mcNmYEGjfZZqdVwA57GtXyXUqgeRFbYsWXSBkG8C8uu3EXXW/his06-14und04-tabela-de-registros-2.pdf

Link para o documento da Abordagem 3:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SyCtEv2jBE4aS6yb7ggzQvuh4R6BHEmU3UVquuUHC7df7YCXCfwzHDNDdUpD/his06-14und04-abordagem-3.pdf

Link para a tabela de registros 3:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/79qDxw2S43gCk2b8szNjae3qkPqXVM3JB9zsrxgdKMhXvdseXA9erteYhkDf/his06-14und04-tabela-de-registros-3.pdf

Para você saber mais:

FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Brasiliense, 2001. Disponível em: <http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf> Acesso em: 15 dez. 2018.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É muito importante começar com esta apresentação para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO