Conjunto de Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: O que é História?
Plano 1 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Produção do saber histórico
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI02, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Pincel, quadro, imagens, lápis de cor, papel A4 e fita durex.
Material complementar:
Imagens históricas
Imagens agrupadas que contribuem para a compreensão do objeto de estudo da História.
Moedas brasileiras
Moeda do período imperial e em comemoração aos jogos olímpicos .
Modelo de mapa mental
Sugestão de mapa mental
Para você saber mais:
FERREIRA, Marieta de Moraes; FRANCO, Renato. Aprendendo História: reflexão e ensino. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2. ed. 2013.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o objetivo aos alunos ou escreva-o no quadro. Apresente fazendo a leitura ou pedindo para que a turma, em conjunto, a faça. Evite muitas explicações para não comprometer o protagonismo do aluno nas etapas posteriores. Nesta aula os alunos definirão o objeto de estudo da história e discutiram a ideia de verdade histórica.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO