Plano de Aula

Plano de aula: Percepções de tempo

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Noções de tempo

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI01 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Pincel, quadro, texto, atividades impressas e projetor.

Material complementar:

Calendário

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/quxvs6qgnQMXHJs4TeaQsv826v5WbpXYeZ84zY2sMqPT7H44upW96UeRYVgg/his6-01und01-calendario.pdf

Calendário/datas comemorativas e estações do ano.

Linha do tempo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gX2y4QHmfVuK56HuQ2FFaBCG6aGaqvAXQ5cy96HfKZSHrDMfyU2U6cKwXH56/his6-01und01-linha-do-tempo.pdf

Modelo de linha do tempo que lista eventos futuros.

Calendário Kayaby

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/p59YZFYPuAdcdWzfXsEU7m8hGUwJKe5jK3jN9trFk3ScDzfVfQ6Mke6kAFwU/his6-01und01-calendario-kayaby.pdf

Calendário que apresenta as principais atividades realizadas pelo povo indígena Kayaby durante o ano.

Tabela 02

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8Zz3SsUCr9CgvGss7dWNjxq2kAEg6uBNc9C3SbMV8Kkeye3NkDf2gtYMJTK6/his6-01und01-tabela-02.pdf

Tabela que sintetiza as formas de perceber o tempo.

Para você saber mais:

FERREIRA, Marieta de Moraes; FRANCO, Renato. Aprendendo História: Reflexão e Ensino. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2.ed. 2013.

NOVAIS, Adauto (Org.) Tempo e História. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

SANCHÍS, Ramón. Evolução Histórica das Concepções sobre o Tempo. Disponível em: https://nova-acropole.pt/evolucao-historica-das-concepcoes-sobre-o-tempo/. Acesso em 12/11/2018.

CALAZANS, Diego José de. Tempo ou Não- Tempo? Um estudo acerca da experiência de tempo e o não-tempo da experiência. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/10314/10314_3.PDF. Acesso em 12/11/2018.

TREIN, Hans (Org.). Caderno para a Semana dos povos indígenas 2006. pp. 12-13. Disponível em : http://comin.org.br/static/arquivos-publicacao/semana-dos-povos-2006-1207077020.pdf .

Acesso em 26/10/2018.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Escreva ou projete o objetivo e apresente-o para os alunos. É importante expor para o aluno o objetivo que se quer chegar com a aula, no entanto, de forma simples e direta para que eles construam o raciocínio por conta própria. Nesta aula espera-se que os alunos compreendam formas de perceber o tempo, especialmente o tempo cíclico e linear.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO