Calendário
Plano de Aula
Plano de aula: Percepções de tempo
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Noções de tempo
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI01 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Pincel, quadro, texto, atividades impressas e projetor.
Material complementar:
Calendário
Calendário/datas comemorativas e estações do ano.
Linha do tempo
Modelo de linha do tempo que lista eventos futuros.
Calendário Kayaby
Calendário que apresenta as principais atividades realizadas pelo povo indígena Kayaby durante o ano.
Tabela 02
Tabela que sintetiza as formas de perceber o tempo.
Para você saber mais:
FERREIRA, Marieta de Moraes; FRANCO, Renato. Aprendendo História: Reflexão e Ensino. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2.ed. 2013.
NOVAIS, Adauto (Org.) Tempo e História. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
SANCHÍS, Ramón. Evolução Histórica das Concepções sobre o Tempo. Disponível em: https://nova-acropole.pt/evolucao-historica-das-concepcoes-sobre-o-tempo/. Acesso em 12/11/2018.
CALAZANS, Diego José de. Tempo ou Não- Tempo? Um estudo acerca da experiência de tempo e o não-tempo da experiência. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/10314/10314_3.PDF. Acesso em 12/11/2018.
TREIN, Hans (Org.). Caderno para a Semana dos povos indígenas 2006. pp. 12-13. Disponível em : http://comin.org.br/static/arquivos-publicacao/semana-dos-povos-2006-1207077020.pdf .
Acesso em 26/10/2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Escreva ou projete o objetivo e apresente-o para os alunos. É importante expor para o aluno o objetivo que se quer chegar com a aula, no entanto, de forma simples e direta para que eles construam o raciocínio por conta própria. Nesta aula espera-se que os alunos compreendam formas de perceber o tempo, especialmente o tempo cíclico e linear.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO