Plano de Aula

Plano de aula: Percepções de tempo

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Noções de tempo

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI01 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Pincel, quadro, texto, atividades impressas e projetor.

Material complementar:

Calendário

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/quxvs6qgnQMXHJs4TeaQsv826v5WbpXYeZ84zY2sMqPT7H44upW96UeRYVgg/his6-01und01-calendario.pdf

Calendário/datas comemorativas e estações do ano.

Linha do tempo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gX2y4QHmfVuK56HuQ2FFaBCG6aGaqvAXQ5cy96HfKZSHrDMfyU2U6cKwXH56/his6-01und01-linha-do-tempo.pdf

Modelo de linha do tempo que lista eventos futuros.

Calendário Kayaby

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/p59YZFYPuAdcdWzfXsEU7m8hGUwJKe5jK3jN9trFk3ScDzfVfQ6Mke6kAFwU/his6-01und01-calendario-kayaby.pdf

Calendário que apresenta as principais atividades realizadas pelo povo indígena Kayaby durante o ano.

Tabela 02

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8Zz3SsUCr9CgvGss7dWNjxq2kAEg6uBNc9C3SbMV8Kkeye3NkDf2gtYMJTK6/his6-01und01-tabela-02.pdf

Tabela que sintetiza as formas de perceber o tempo.

Para você saber mais:

FERREIRA, Marieta de Moraes; FRANCO, Renato. Aprendendo História: Reflexão e Ensino. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2.ed. 2013.

NOVAIS, Adauto (Org.) Tempo e História. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

SANCHÍS, Ramón. Evolução Histórica das Concepções sobre o Tempo. Disponível em: https://nova-acropole.pt/evolucao-historica-das-concepcoes-sobre-o-tempo/. Acesso em 12/11/2018.

CALAZANS, Diego José de. Tempo ou Não- Tempo? Um estudo acerca da experiência de tempo e o não-tempo da experiência. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/10314/10314_3.PDF. Acesso em 12/11/2018.

TREIN, Hans (Org.). Caderno para a Semana dos povos indígenas 2006. pp. 12-13. Disponível em : http://comin.org.br/static/arquivos-publicacao/semana-dos-povos-2006-1207077020.pdf .

Acesso em 26/10/2018.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Escreva ou projete o objetivo e apresente-o para os alunos. É importante expor para o aluno o objetivo que se quer chegar com a aula, no entanto, de forma simples e direta para que eles construam o raciocínio por conta própria. Nesta aula espera-se que os alunos compreendam formas de perceber o tempo, especialmente o tempo cíclico e linear.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO