Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING06_12UND04
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2666/escrevendo-sobre-o-que-mais-gosto-em-mim
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Facebook, WhatsApp, blog da escola ou Google Docs (alguma plataforma que possibilite o envio aos alunos de posts e perguntas a serem realizadas nas aulas para o context, input e output).
Optativas:
- Hangouts, Zoom, Facebook live (se tiver a possibilidade de fazer de forma síncrona).
Nota: Esta aula é simples de fazer de forma síncrona ou assíncrona sem muita adaptação no plano original.
Context
Aulas assíncronas: Explique que o objetivo da semana será: “To write a short text about the best part of yourself”.
Escreva um post ou mande uma mensagem no WhatsApp. Peça aos alunos para accesarem este link: https://www.eslgamesplus.com/body-parts-esl-vocabulary-memory-game/. Ele contém um jogo da memória simples, no qual as crianças deverão associar as partes do corpo ao nome em inglês.
Nota: Para as aulas síncronas, compartilhe tela e faça as atividades junto com os alunos ou divida a turma em grupos (nos breakout groups), conforme sua disponibilidade e realize a atividade com eles (instruções adaptadas do plano original).
Opcional: Se preferir, peça aos alunos para que desenhem seus corpos colocando as partes mais importantes - knee, elbow, head, arms, legs, hands, back - e enviem uma foto de seus desenhos. Outra opção seria mostrar, durante as aulas síncronas, uma parte do corpo e pedir aos alunos que a identifiquem. Por exemplo: KNEE (students show their knees), HEAD (students touch their head). Tente fazer de forma animada ou peça para eles responderem com a parte do corpo em voz alta: “HAIR”.
Input
Em outro post no Facebook ou em uma mensagem no WhatsApp escreva o texto: “My Hair,” do livro “The Best Part of Me” de Wendy Ewald (postado no plano original).
My Hair
"I like my hair. It's long, black and wavy.
If you look real close you can see the red
streaks. It comes from my Mexican heritage.
It's wavy like the Ocean."
By Camila Villasana
Peça para que os alunos façam a leitura do texto e em seguida solicite que respondam com o nome ou uma foto de alguém (podendo ser eles mesmos) que se identifique com as características apresentadas no texto:
- Wavy Hair
- Black Hair
- Hair with red streaks
- Brazilian heritage
Posteriormente, peça para que respondam com base nas características de seu cabelo, usando este modelo:
"I have wavy/straight/curly hair. I have black/brown/blonde/red/blue hair with black/brown/blonde/red/blue/no streaks . It is ______ like ________."
Podem usar um exemplo pessoal. Por exemplo: "I have curly hair. I have brown hair with blonde streaks. It is curly like spaghetti".
Nota: Numa aula síncrona, dê um tempo para os alunos responderem. Peça participação individual dos alunos ou os coloque em breakout rooms para responderem as perguntas em grupos de 3-4 alunos. Revisem juntos as respostas.
Output
Escreva um post ou mensagem no WhatsApp destacando informações importantes nas instruções do output do plano original (ver texto):
“Para este output, encoraje os alunos a se verem de maneira positiva, destacando aspectos de si mesmos que mais gostam. Peça que escolham uma parte do corpo que mais lhe agradam para escreverem sobre. Diga aos alunos que a parte escolhida pode ser física (eyes, mouth, arms, legs) ou metafórica (heart, mind, soul, spirit). O importante é que cada um enxergue qualidades em si mesmos e utilize o modelo de texto dado para criar sua descrição. Peça aos alunos que fotografem ou desenhem a parte que escolheram no campo indicado no handout."
Assim que escolherem uma parte do corpo, peça aos alunos que façam um brainstorm, ou seja, escrevam no papel todas as características e atributos que conseguirem pensar. Diga aos alunos que não precisam se preocupar com a gramática ou em criar sentenças completas ainda. O importante nesta fase é descrever tudo o que se quer dizer acerca da parte do corpo. Peça aos alunos que pensem sobre a parte que escolheram. Primeiro, peça que descrevam os atributos físicos da parte escolhida (long, short, big, small, pretty, brown, white, cute etc). Para responder à segunda questão, peça aos alunos que analisem a parte escolhida com mais atenção: "Why did you choose this part? What makes it special? What can you do with it?". Peça aos alunos que pensem sobre os sentimentos deles em relação à parte escolhida.
Explique que escolherão uma parte do corpo e logo em seguida farão o brainstorming, explicando por que gostam de tal parte. Podem usar o texto do input como guia, mas os convide a usar a imaginação e criatividade. Podem desenhar ou usar só palavras, se preferirem.
Podem usar dois exemplos pessoais. Por exemplo: "I love my eyes. I love that they are brown like honey. I like that I can see very well and they help me see the beauty in the world". O outro exemplo pode ser um desenho.
Os alunos podem responder os colegas com comentários positivos. Por exemplo: “I love your drawing" ou "That’s interesting”.
Em aulas síncronas eles podem escrever seu output e depois compartilhar com a turma.
Feedback
Faça um resumo da semana. Por exemplo: “Great job this week everyone! This week, you read and analyzed a short text about someone's favorite part about themself and you wrote about what you like about yourself. You reviewed body parts and characteristics. Some new words from this week were: _______ and you wrote some great sentences, for example: _______. Well done! What did you learn this week?”.
Os alunos podem responder nos chats compartilhando suas opiniões sobre a aula e o que aprenderam na semana.
Convite às famílias
Os alunos podem compartilhar seus textos com seus pais, responsáveis ou familiares, lendo em inglês e explicando o significado em português caso precise.