Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING6_10UND02
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2256/linguagem-do-cotidiano
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Ferramentas de trocas de mensagens (WhatsApp, e-mail, Facebook)
- Navegador de internet (Mozilla, Chrome, Explorer, Safari)
Optativas:
- Zoom, Hangout
- Google Sheets, Mentimeter
- Flipgrid, Padlet
Context
Explique aos alunos que o tema da aula é hobbies, e eles aprenderão a conversar sobre o que gostam de fazer em seu tempo livre. Para isto, eles irão analisar um gráfico sobre as atividades mais praticadas em diferentes países.
Para trabalhar o vocabulário que será utilizado na aula, compartilhe com a turma o jogo da memória sobre hobbies para que eles, de maneira lúdica, entrem em contato com as atividades que aparecerão na lesson.
Compartilhe com antecedência os gráficos do site Students of the World através de alguma plataforma de troca de mensagens (WhatsApp, e-mail, Messenger). Explique o contexto dos gráficos e peça aos alunos que identifiquem as informações contidas no worksheet.
Peça aos estudantes que anotem suas respostas e as levem para a aula síncrona, ou enviem suas respostas através de um formulário no Google Sheets ou Mentimeter.
Input
Em uma aula síncrona, através do Zoom, WhatsApp ou Hangout, abra o site com as enquetes e siga as instruções do slide para conduzir as perguntas da aula.
Você pode trabalhar com o gráfico de diferentes maneiras. Utilize as sugestões do slide de context caso a turma tenha condições de analisar gráficos com facilidade.
Em seguida, concentre-se no gráfico sobre hobbies. Utilize as perguntas do input para guiar a análise.
Em caso de uma aula assíncrona, você pode enviar as perguntas do input através de um formulário no Google Sheets ou no Mentimeter, e pedir que os alunos se reúnam em pequenos grupos para discutir os tópicos.
Output
Aproveite um encontro síncrono para fazer a dinâmica presente no output: utilizando o vocabulário aprendido durante a lesson. Pergunte aos alunos "What is your favourite hobbie?" e deixe que respondam oralmente utilizando a estrutura "(hobbie) is interesting".
Em seguida divida turma em pequenos grupos e compartilhe a atividade do output e siga as instruções do slide para que os alunos completem a tarefa. Eles deverão perguntar e responder uns aos outros sobre seus hobbies favoritos e enviar as respostas através de uma plataforma de compartilhamento escolhida por vocês.
Feedback
Utilize o slide de feedback para garantir que a aula foi um sucesso. Em uma aula síncrona, você pode fazer a dinâmica sugerida no slide, pedindo aos alunos que escrevam no chat o maior número de hobbies que lembrarem, ou perguntando "Who likes playing basketball?", por exemplo, e pedindo que os alunos que gostam de jogar basquete levantem a mão.
Em uma aula assíncrona, você pode fazer a pergunta "What hobbies do you find interesting?" deixar que os alunos enviem a resposta.
Convite às famílias
Você pode pedir aos alunos que utilizem o worksheet para produzir uma enquete com a família. A família também pode ser incluída na lesson através de um pequeno vídeo ou foto mostrando o que fazem nos momentos de lazer. Os resultados do projeto podem ser compartilhados em murais como o Flipgrid ou o Padlet.