Plano de Aula

Plano de aula: Fixando figuras de linguagem - metáfora, comparação e personificação

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Figuras de linguagem: comparação, metáfora, personificação

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que o aluno, por meio de exercícios, identifique, em trechos de poemas as figuras de linguagem estudadas (metáfora, comparação e personificação), analisando os efeitos de sentido produzidos.

Materiais necessários: Projetor para projeção de trechos de poemas para identificação das figuras de linguagem - metáfora, comparação e personificação.

“Batata-quente” (uma bola de meia ou qualquer outro material que possa ser passado entre os alunos). Exercícios escritos que contenham trechos de poemas com as figuras de linguagem estudadas: metáfora, comparação e personificação.

Dificuldades antecipadas: Por se tratar de uma matéria que trabalha um pouco com a abstração, os alunos podem ter dificuldades de identificar maneiras diferentes de dizer uma mesma coisa. Então, é bom que o professor acompanhe, atentamente, cada passo do trabalho dos alunos. É importante, também, que você, professor, tenha em mente que os alunos não precisam saber a nomenclatura, mas, sim, perceber o efeito de sentido ocasionado pelo uso das figuras de linguagem. Será interessante que as atividades de escrita e de análise de respostas sejam feitas em dupla, a fim de que os alunos possam compartilhar e discutir seus pensamentos.

Referências sobre o assunto: Artigo que aborda a diferença entre metáfora e personificação: https://pt.esdifferent.com/difference-between-metaphor-and-personification

Origem etimológica da palavra “metáfora”: https://www.figurasdelinguagem.com/metafora/

Explicações e exemplos das figuras de linguagem a serem estudadas: CUNHA, Celso. Gramática Básica do Português Contemporâneo. Disponível em http://www.aulete.com.br/site.php?mdl=gramatica

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Relembre os alunos sobre o que são figuras de linguagem e para que elas servem em um texto literário.
  • Como afirmado nas orientações do slide anterior, esta é a segunda aula de uma sequência de três, o ideal é que você observe essa sequência e siga as orientações dadas em todos os slides.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO