Resolução da atividade
Resolução da atividade - paratextos
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Entrevista oral ou escrita
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários:
Fonte: “Maurício de Souza - O mundo precisa de mais turmas da Mônica”, Celso Masson. Disponível em: https://istoe.com.br/o-mundo-precisa-de-mais-turmas-da-monica/ - Acesso em 02 de setembro de 2018.
Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.
Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não perceber as nuances da imagem e sua relação com o texto.
Referências sobre o assunto:
Para compreender melhor os multiletramentos e o trabalho com a multissemiose em sala de aula:
ROJO, Roxane; BARBOSA, Jacqueline. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
DE PAULA, Daniele Rizental. Leitura de imagem na prática pedagógica. Disponível em: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1577-8.pdf. Acesso em 25 de agosto de 2018.
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações: Diga aos alunos que farão uma leitura diferente: vão analisar o que está ao redor do texto principal.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSOEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).