Atividade ou texto para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Marcadores de exemplificação e explicação em pequenos textos científicos
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Definição e exemplificação (marcadores de exemplificação)
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Marcadores de exemplificação e explicação em pequenos textos científicos
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é fazer com que os alunos reconheçam os marcadores discursivos de exemplificação e explicação em pequenos textos científicos. É importante lembrar que esses marcadores garantem a progressão temática e a coesão textual. Para Koch (1997), a coesão é “o fenômeno que diz respeito ao modo como os elementos linguísticos presentes na superfície textual se encontram interligados, por meio de recursos também lingüísticos, formando sequências veiculadoras de sentido.”
Materiais necessários: Computador, datashow ou cópias de pequenos textos científicos.
Sugestões de textos retirados da revista Recreio.
- Borracha x lápis de cor http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/borracha-x-lapis-de-cor-material-escolar.phtml#.W1eYHNJKjIU
- Por que a cor do fogo muda? http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-a-cor-do-fogo-muda-elemento-natureza-fisica.phtml#.W1efVNJKjIU
Dificuldades antecipadas: Talvez os alunos demonstrem dificuldades em estabelecer a progressão temática dentro do texto por não utilizarem corretamente os marcadores textuais.
Referências sobre o assunto:
KOCH, Ingedore G. Villaça; TRAVAGLIA, Luis Carlos. Texto e coerência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
Articuladores textuais: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/articuladores-textuais
Gramática sem decoreba: https://novaescola.org.br/conteudo/2590/gramatica-sem-decoreba
Lista de marcadores discursivos : http://www.nilc.icmc.usp.br/scipo/consulta_marcadores_popup.php?componente=resumo#2
https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1091
Atenção, professor, se houver interesse em utilizar mais textos de divulgação científica, seguem indicações:
ttp://cienciahoje.org.br/noticias
http://baleiajubarte.org.br/projetoBaleiaJubarte/leitura.php?mp=aBaleia&id=104
https://escolakids.uol.com.br/eclipse.htm
https://escolakids.uol.com.br/15-curiosidades-sobre-lixo.htm
https://escolakids.uol.com.br/a-ciencia-solucionando-crimes.htm
https://escolakids.uol.com.br/a-quimica-esta-em-toda-parte.htm
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
- Apresente a proposta da aula aos alunos e pergunte se conseguem apontar as características deste gênero textual. Pergunte-lhes, por exemplo:
a) Quais as características de um texto científico?
b) Onde podemos encontrá-los com maior frequência: em jornais, revistas? Por quê?
c) É possível encontrar textos científicos em um gibi? Justifiquem suas respostas.
c) Alguém se lembra de alguma revista que traga gêneros científicos? Em caso afirmativo, qual?
d) Os textos científicos fazem parte de nosso cotidiano? Em caso afirmativo, de que maneira? Em que situações aparecem?
Atenção, professor: seguem possíveis sugestões de respostas para as perguntas realizadas acima:
a) Um texto ou artigo científico é um texto argumentativo, cujo objetivo principal é oferecer esclarecimentos científicos a um público não especializado, através de uma linguagem acessível.
b) Um tema específico é produzido a partir de pesquisas, investigações sobre um determinado assunto. Assim, costuma aparecer com maior frequência em revistas e em jornais.
c) O gibi é um suporte que tem a função de entretenimento. Desta forma, não é utilizado e nem é o meio mais adequado para a propagação de textos científicos.
d) Algumas sugestões de revistas que trazem gêneros científicos são: Mundo Estranho, Super Interessante, Recreio, Ciência Hoje, Galileu, etc
d) Sim. Temas comuns, do nosso dia a dia podem ser apresentados por especialistas, abordados com enfoque científico e explicado ao público de uma forma bastante simples e acessível. São textos que podem relatar situações domésticas, escolares, de interação social, fenômenos naturais, etc.
Atenção, professor: Podem surgir respostas divergentes das apresentadas anteriormente; cabe a você verificar a pertinência das informações fornecidas pelos estudantes e decidir se podem ou não ser consideradas satisfatórias.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO