Plano de Aula

Plano de aula: Minisseminários

mais ações

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar minisseminários. A prática de linguagem priorizada nessa atividade é a oralidade, marcada por um viés investigativo e utilizando gêneros textuais do campo de estudo e pesquisa, considerando o conteúdo temático. Sustenta-se a exposição com evidências como as estabelecidos por Gonzaga (2017, p.175) como prova concreta, quais sejam: “dados, estatísticas, gráficos, exemplos, fatos reais, leis, percentuais retirados de pesquisas científicas ou de fontes confiáveis.” Entretanto, esses dados devem ser apresentados dentro de textos, não os números pelos números, mas os números como fundamentação, ajudando a construir conceitos.

Justificativa: A prática de ensino pautada em gêneros orais é uma realidade distante dos ambientes escolares, sendo preciso pensá-la como práticas que requerem estudo e pesquisas. Assim, aproximam-se as aulas das práticas sociais vigentes: nesse contexto, busca-se uma alfabetização científica. Sob essa perspectiva, espera-se promover ações visando a autonomia do estudante, por meio da pesquisa, produção, e participação coletiva, vivenciando situações comunicativas do campo investigativo. Apesar do foco estar sobre o gênero oral, na interação entre expositor e audiência, considera-se a necessidade de consolidação de aspectos discursivo, linguísticos e semióticos que envolvem planejamento de apresentação oral, com o propósito de ampliar as capacidades dos estudantes para o exercício dessas práticas.

Materiais necessários: Cartolina, pincéis, papéis coloridos, uso de computadores conectados à internet.

Dificuldades antecipadas:

  • Articular os elementos multissemióticos, de forma a produzir sentido.
  • O estudante ter pouco conhecimento prévio acerca do tema tratado.
  • Análise de gráficos, tabelas e pode ser ainda uma interpretação distante dos alunos.
  • Utilizar dados, gráficos e tabelas de forma ajudar a construir conceitos sobre temas estudados.
  • Delimitar o tema durante as pesquisas.

Observação:

Visite a atividade permanente sobre minisseminário destinada a todos os anos do Ensino Fundamental no site da revista Escola para compreender a progressão estabelecida.

Referências sobre o assunto:

Como apresentar um seminário. 2016. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=BtLrAxvQhU0>. Acesso em: out. 2018.

DIONÍSIO, Ângela Paiva (org). Verbetes enciclopédicos: gráfico e infográfico. Recife: Pipa Comunicações, 2013. Disponível em: <https://issuu.com/pibidletras/docs/serie-verbetes-enciclopedicos-volume4-grafico-e-in>. Acesso em: out. 2018.

DIONÍSIO, Ângela Paiva (org). Verbetes enciclopédicos: tabelas e esquemas. Recife: Pipa Comunicações, 2013. Disponível em: <https://issuu.com/pibidletras/docs/serie-verbetes-enciclopedicos-volum>. Acesso em: out. 2018.

DONDIS, A. Donis. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003. Disponível em: <http://www3.uma.pt/dmfe/DONDIS_Sintaxe_da_Linguagem_Visual.pdf>. Acesso em: jul. 2018.

FIORIN, José Luiz. Elementos de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2008.

GONZAGA, Elen de Souza. Seleção e avaliação de argumentos. In: CORRÊA, Vilma Reche; GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Textos dissertativo-argumentativos: subsídios para qualificação de avaliadores. Brasília: INEP, 2017. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/TEXTOS+DISSERTATIVO+ARGUMENTATIVOS/7809ef0d-5a4a-4c24-9a03-9db15e0bdacf?version=1.0>. Acesso em: jul. 2018.

KOCH, Ingedore Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência Textual. São Paulo: Contexto: 2004.

LIMEIRA, Eudenise de Albuquerque. Recursos argumentativos. Gloco.com. Disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em: out. 2018.

Dinâmica da atividade
Dinâmica da atividade

Tempo sugerido: variável, anterior à exposição

Orientações:

Preparação: Sensibilização para o trabalho com minisseminários, estabelecido em dois momentos de preparação antecipada:

  • Antes de se iniciar o trabalho com minisseminário.
  • Antes de cada minisseminário.

1º momento da sensibilização: trabalho a ser feito antes de se iniciar os minisseminários:

  • Acontece somente uma vez antes de iniciar os minisseminários, mas pode ser retomado durante o ano, se necessário.
  • É momento que o aluno compreende a finalidade e a estrutura de um minisseminário e estabelece as regras de apresentação e o material de apoio.

  • Minisseminário: o que é, como se faz.
  • Esclareça o que é um minisseminário, as partes que o compõem e o que precisa ser feito antes do momento em que ele acontece.
  • Ressalte a importância dos elementos paralinguísticos, cinésicos e dos recursos visuais utilizados durante a apresentação.
  • Construa o recurso visual utilizado e estabeleça a organização da fala.
  • Faça um levantamento prévio com os alunos:
  • Vocês já assistiram a um minisseminário?
  • Ele tem alguma finalidade?
  • Quais as partes que o compõem?
  • Como devem ser organizadas essas partes?
  • Quem são os participantes?
  • Qual a função de cada participante?
  • Vocês acham que um minisseminário tem regras?
  • Ao estabelecer esse diálogo com os estudantes, anote as respostas no quadro para depois analisarem:

1.1 A figura do moderador (aquele que organiza a apresentação, controla o tempo e faz a mediação durante a rodada de perguntas, que estabelece o contato com o grupo, inclusive pela postura, tom de voz, olhar).

1.2 A do apresentador (aquele que apresenta o tema, que comprova a posição do grupo ou as teorias do tema pelo uso dos argumentos).

  • Fala claramente, com informações organizadas, coerentes com uma sequência lógica: apresentando começo, meio e fim em sua fala, com retomada dos principais pontos da exposição.
  • Usa marcas linguísticas como: Para início… Mais uma informação interessante… Em resumo... Concluindo... Retomando, podemos dizer que...
  • Provoca o público, deixando dicas para reflexão entre os participantes.
  • Utiliza com eficácia os recursos materiais: cartazes, registro no quadro, equipamentos.
  • Posiciona-se diante do público. É interessante observar a direção do olhar, o tom de voz em cada situação.

1.3 O público (assiste e depois participa, perguntando, comentando).

1.4 A definição das partes do minisseminário (apresentação do tema, dos participantes, o momento da apresentação em si e o momento das perguntas aos apresentadores).

2. Sobre a apresentação

Estabeleça um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos também sobre o momento da apresentação:

  • Há alguma norma para se apresentar em público?
  • Como deve se comportar a pessoa que fala para os colegas?
  • O que é importante que ela faça?
  • Como devem se comportar as pessoas que são os ouvintes?
  • Devem participar, perguntando, tirando dúvidas ou comentando, contribuindo com o tema e com os colegas que apresentam?
  • Qual o momento da plateia participar?
  • Como organizar o espaço para a apresentação?

Ao estabelecer esse diálogo com os estudantes, converse sobre a construção composicional desse gênero oral e a importância de cada um desses aspectos durante a apresentação:

  • Os elementos paralinguísticos (tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.);
  • Os elementos cinésicos (postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.) buscando aperfeiçoar a apresentação.
  • O espaço onde o grupo vai se apresentar deve estar adequado à proposta. Assim, considere os recursos visuais, a quantidade de pessoas para a escolha do espaço. É importante que a disposição em sala dos colegas permita que todos se visualizem.

3. Organização da fala e do material de apoio

Faça um novo levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca do recurso visual e da organização da fala:

  • Como utilizar o recurso visual construído pelo grupo?
  • O recurso visual é suficiente ou é preciso ter uma fala estruturada?
  • Como organizar a fala?

Converse sobre a importância de preparar o recurso visual, a fala e a conexão entre eles:

3.1 O recurso visual utilizado: O recurso visual, seja verbal ou não verbal, serve de apoio e suporte para as principais informações.

- O texto verbal deve ser objetivo, atender a estrutura, as características dos textos expositivos e os recursos estabelecidos como estratégia argumentativa.

3.2 A apresentação oral deve ser pensada, planejada, organizada:

  • Por onde começar?
  • Como discutir?
  • Como se apropriar, na fala, do recurso argumentativo solicitado?
  • Como finalizar, fazendo as retomadas necessárias?
  • Quais as marcas linguísticas devem ser usadas?

3.3 Como organizar a fala e o recurso visual com segurança?

  • Utilize a pesquisa, que deve ser feita observando a finalidade do minisseminário, o recurso argumentativo e o tema eleitos para o momento.

OBS: Se necessário, aconselhe aos alunos que façam um ensaio antes, dentro de cada grupo.

2º momento: orientação para essa aula.

OBS: Esse momento acontece durante o mês que antecede o dia da apresentação. No dia da realização do minisseminário, já estará pronto esse segundo momento.

  • Compreensão do recurso adotado, dentro dos gêneros expositivos, que norteará a apresentação e fará parte do recurso visual.
  • Escolha do tema e apropriação dos conceitos ligados a ele, por meio de pesquisas.

1.O recurso argumentativo: dados, gráficos, tabelas, estatísticas

Questione os alunos:

  • O que são recursos argumentativos?
  • Como usar dados, gráficos, tabelas, estatísticas, percentuais e transformá-los em textos?

1.1 O recurso argumentativo adotado para essa aula é o uso de argumentos, classificados por Gonzaga (2017, p.175), como prova concreta: ¨dados, estatísticas, gráficos, (...) percentuais retirados de pesquisas científicas ou de fontes confiáveis” Ver em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/TEXTOS+DISSERTATIVO+ARGUMENTATIVOS/7809ef0d-5a4a-4c24-9a03-9db15e0bdacf?version=1.0

1.2 Para saber mais sobre gráficos, tabelas, esquemas, infográficos, ver sugestões em: https://issuu.com/pibidletras/docs/serie-verbetes-enciclopedicos-volume4-grafico-e-in e em https://issuu.com/pibidletras/docs/serie-verbetes-enciclopedicos-volum.

1.3 Sobre o uso e leitura de dados, como recurso argumentativo, em textos, ver sugestões:

Sobre a inserção de dados, gráfico, tabelas e infográficos em textos, ver https://www.redacaoperfeita.com/redacao-para-concursos/como-usar-os-numerais-na-redacao/.

2.Os gêneros textuais expositivos

Faça uma reflexão com os estudantes:

  • Quais os textos nos trazem informação sobre temas que pesquisamos?
  • Que características esses textos apresentam?
  • Como usar esse tipo de texto para reproduzir a informação?

2.1 Converse sobre as características desse gênero com os alunos. Ver mais em https://www.todamateria.com.br/texto-expositivo/ e em https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/texto-expositivo.htm

3.O conteúdo temático

3.1 Sugere-se que, por meio de conversa, listem-se temas de interesse dos alunos. Para tanto, pode-se provocar a reflexão, analisando a realidade para que optem por temas que despertem interesse:

  • O que está acontecendo ao nosso redor?
  • Como isso impacta em nosso modo de viver?
  • A qual área do conhecimento esse tema está ligado?
  • Como e onde buscar informações sobre esse tema, de forma que elas retratem conceitos, informações, complementos?

3.2 Oriente-os sobre a delimitação. Reflita com eles sobre:

  • o que pesquisar dentro desse tema;
  • qual curiosidade mostrar;
  • quais dados seriam interessantes mostrar a respeito desse tema;
  • o uso desses números em forma de texto e a favor da exposição de uma ideia.

4. O minisseminário

Hora de escolher, coletivavemnte, o aluno que será o moderador do grupo, as equipes que farão a apresentação do trabalho e pensar na organização do trabalho, considerando os recursos visuais, os aparelhos necessários para a apresentação, o local e sua organização.

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