Plano de Aula
Plano de aula: O texto teatral: pontuação, entonação e rubricas
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático (esquetes e peças curtas)
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Data show, Fotocópias do texto, disponível em: http://www.teatronaescola.com/index.php/banco-de-pecas/item/o-auto-da-compadecida-ariano-suassuna. Acesso em 14/09/2018.
Informações sobre o gênero: O texto dramático, diferente de outros textos narrativos, é feito para ser encenado. Dessa forma, não é necessária a presença de um narrador. Divide-se em atos e cenas e apresenta, como procedimentos narrativos: as falas, que podem ser diálogos, monólogos e apartes; os personagens; e as rubricas - indicações cênicas que auxiliam a representação. O enredo apresentado, geralmente, segue uma sequência linear: situação inicial, conflito, clímax e desfecho. São subgêneros do texto dramático: o auto, a comédia, a tragédia, a tragicomédia e a farsa.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão sentir dificuldades de responder às questões colocadas sobre os sinais de pontuação e as orientações cênicas, por não terem o conhecimento prévio do conteúdo trabalhado.
Referências sobre o assunto: Links:
https://www.normaculta.com.br/genero-dramatico/
https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-estrutura-do-genero-dramatico/33995
https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente o slide à turma e pergunte aos alunos se já conhecem ou ouviram falar da obra. É provável que conheçam o filme, então, explique que o filme é uma adaptação para o cinema de um livro de Ariano Suassuna: um texto dramático escrito para ser encenado e que, inclusive, já foi encenado por muitas companhias teatrais brasileiras e estrangeiras.
A finalidade desta aula é que os alunos percebam a necessidade de haver rubricas em um texto dramático, pois é através delas que os atores serão orientados para o momento da encenação (finalidade do texto dramático). Também é importante que eles relacionem os sinais de pontuação com a entonação das falas de cada personagem, pois, dessa forma, conseguirão identificar, em textos escritos, as intenções e emoções dos falantes. Professor, para que haja uma aprendizagem significativa, é necessário que você proporcione oportunidades para que os alunos façam suas descobertas e, em seguida, oriente-os para que façam as sistematizações necessárias.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO