Plano de Aula
Plano de aula: Uso da vírgula em orações coordenadas assindéticas como forma de atribuição de sentido
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Períodos compostos por coordenação, sem conectivos; emprego nda vírgula na enumeração
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber o uso da vírgula em orações coordenadas como meio de atribuição de sentido.
Materiais necessários: Computador, projetor, quadro e giz. Opcionalmente, pode-se assistir ao filme citado na resenha e os exercícios podem ser dados em folhas.
Dificuldades antecipadas: Talvez os alunos ainda sintam dificuldade na atribuição de sentidos diferentes. Assim, é importante estar atento à participação de todos, e, percebendo dúvidas, voltar os exemplos ou as explicações, de forma coletiva ou individual (nesse caso, quando os alunos estiverem fazendo a atividade individual.
Referências sobre o assunto:
COSTA, Roberto Sérgio. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. p.160.
UCHÔA, Carlos Eduardo Falcão. Do valor do emprego da vírgula no ensino da análise sintática. In: Sobre o ensino da análise sintática: história e redirecionamento. Série Língua e Ensino Reflexões e Propostas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010. pp. 122-134.
KOCH, Ingedore G. Villaça. A coesão sequencial. In: A Coesão Textual. Coleção Repensando a Língua Portuguesa. São Paulo: Contexto, 2000. pp. 52-60.
GARCIA, Othon M. Coordenação e ênfase. In: Comunicação em prosa moderna. 27 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010, pp. 51-52.
Tema da aula
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações:
- Mostre o slide para os alunos e leia-o em voz alta. Pergunte aos alunos o que eles entenderam da mensagem. (Devemos usar “e”, vírgula ou outro sinal de pontuação, de acordo com a mensagem que queremos transmitir.) Conclua, dizendo que verão um pouco sobre essa intenção comunicativa e os efeitos de sentido provocados pela escolha do que usar ao escrever.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO