Plano de Aula

Plano de aula: Uso dos fonemas /s/, /z/

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Uso dos fonemas /š/, /ž/, /z/

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir regularidades para o uso do /s/ e do /z/ a partir da literatura de cordel.

Materiais necessários: Computador conectado à internet; projetor multimídia; tela; quadro.

Dificuldades antecipadas: reconhecer que um mesmo som pode ser representado por letras distintas.

Referências sobre o assunto:

ABCL. Disponível em: <http://www.ablc.com.br> Acesso em: 14 nov. 2018.

AULETE. Gramática. Disponícel em: <http://www.aulete.com.br/site.php?mdl=gramatica>. Acesso em: 14 nov. 2018.

DOMÍNIO Público. Disponível em: <www.dominiopublico.gov.br>. Acesso em: 14 nov. 2018.

PENSADOR. Braulio. Disponível em: < https://www.pensador.com/busca.php?q=braulio>. Acesso em: 14 nov. 2018.

PLATAFORMA do letramento. Ortografia reflexiva e caminhos entre letras e sons. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-especial/872/ortografia-reflexiva-caminhos-entre-letras-e-sons.html>. Acesso em: 14 nov. 2018.

RECANTO das Letras. Disponível em: <https://www.recantodasletras.com.br/gramatica/2188300>. Acesso em: 14 nov. 2018.

SECRETARIA Municipal de Educação. Aprender padrões. Disponível em: <http://www.cdcc.usp.br/cda/PARAMETROS-CURRICULARES/Portal-Secretaria-Municipal-De-Educacao-Sao-Paulo-Capital/EF-CICLOII/AprenderPadroes/Aprender_Padroes_Lingua_Escrita_Modo_Reflexivo_Parte_I_Prof.pdf>. Acesso em 14 nov. 2018.

VOLP. Disponível em: <http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario>. Acesso em: 14 nov. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos e faça determinadas perguntas relacionadas à fono-ortografia, como por exemplo:
  • Escrevemos com a mesma facilidade todas as palavras da língua portuguesa ou quando vamos escrever algumas delas, encontramos algum tipo de dificuldade?
  • Alguém poderia citar algumas palavras que sempre nos deixam em dúvida no ato da escrita?
  • Quem já escreveu uma mesma palavra de várias maneiras, uma pertinho da outra, e ficou observando-as para ver aquela que lhe parecia melhor?
  • A ortografia da língua portuguesa é fácil?
  • Será que outras línguas apresentam tantas regras ortográficas como a nossa?
  • Às vezes, mesmo sem conhecer uma certa palavra, acabamos redigindo-a corretamente. Como isso é possível?

2. Programe seu tempo para que todos os interessados possam se manifestar a respeito do tema. Se considerar que o tempo de que dispõe é insuficiente, escolher apenas algumas perguntas (aquelas que lhe pareçam mais adequadas ao momento).

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