Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Aproximações de potência de 10
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aproximação para múltiplos de potências de 10
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Marytta Rennó Masseli
Mentora: Débora Vieira de Moraes
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF06MA11 - Fazer estimativas de quantidades e aproximar números para múltiplos de potência de 10 mais próxima
Objetivos específicos
Localizar na reta numérica a potência de 10 mais próxima de um número.
Conceito-chave
Localizar a potência de 10 mais próxima.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Régua
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Localizar na reta numérica a potência de 10 mais próxima de um número.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.”
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Apresente o objetivo, através da leitura, escrita no quadro ou projeção do mesmo.
Nessa aula, trabalharemos a estimativa da potência de 10 mais próxima de um número natural, usando a reta numerada. Deve-se ter como foco a construção do conhecimento de forma que os estudantes, através da atividade principal, elaborem generalizações da aproximação de múltiplos da potência de 10.
Também é importante manter o vocabulário matemático, como por exemplo:
- Um número elevado ao quadrado (ou segunda potência), ao cubo (ou terceira potência), à quarta potência, à quinta potência e assim por diante.
- Base, expoente, potência
- Mais próximo de
- Potência de base 10 ou potência de 10
- Múltiplos da potência de 10
Propósito: Apresentar e compartilhar o objetivo com a turma.
Adequações:
- Caso seja possível, pode-se fazer o trabalho com o uso da calculadora para encontrar o múltiplo de dez mais próximo, e consequentemente o múltiplo da potência de dez equivalente a esse múltiplo.
- Caso não seja possível a impressão das atividades pode-se desenhar a tabela e as retas no caderno, ou ainda a professora pode ditar de forma resumida os itens apresentados.
- Para estudantes com problemas de visão (baixa visão) pode-se imprimir o material ampliado, ou desenhar em cartolina, em uma escala grande.
- Para estudantes com outras especificidades pode-se alterar as variáveis postas nos itens para valores menores, mediando as relações das potências menores para as potências maiores.
Material de apoio:
- Retome a unidade MAT6_01NUM, como apoio para conceitos do sistema de numeração decimal.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO