Plano de Aula

Plano de aula: Descontos, acréscimos e porcentagem

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

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Descrição

Este plano foi pensado para uma aula de 50 minutos. Propomos um trabalho voltado para que os estudantes reflitam sobre a importância de verificar acréscimos de juros ou descontos em transações comerciais para a vida financeira, contemplando a habilidade do componente de Matemática (EF06MA13), que consta na BNCC e que não se encerra apenas nesta aula.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Cálculo de porcentagem utilizando a calculadora.
  • Comparações entre valores relativos e absolutos e entre percentuais de descontos e acréscimos.

Objetivos de aprendizagem

  • Resolver problema que envolve porcentagem sem usar regra de três.
  • Identificar a melhor escolha, em termos financeiros, sobre uma compra à vista ou a prazo.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

5. Cultura digital

6. Projeto de vida

7. Argumentação

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Para esta aula, é necessário que estejam consolidados os procedimentos aritméticos e os significados de números não inteiros finitos, como resultados de uma fração com denominadores sendo potências de 10, e a porcentagem enquanto partes de um todo. Isto é, a noção de que 100% representa 100 partes de 100 ou um todo (ou inteiro), bem como 10%, sendo 10/100, é 0,1. Além disso, a ambientação com o recurso “calculadora” é imprescindível. Lembre-se de que para aprender com um recurso é preciso ter aprendido o recurso antes.

Neste plano, algumas intencionalidades das abordagens metodológicas de resolução de problemas e storytellying são utilizadas e você pode se inteirar melhor pelos links da seção “Para se aprofundar”.

Para se aprofundar

 

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido:

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais:

  • Calculadora.
  • Lápis.
  • Borracha.
  • Papel com ou sem pauta.
  • Computador com internet para uma pesquisa de preços ou apenas para a projeção.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

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