Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_15GEO02
Recursos
- Necessários: Folha sulfite, lápis, caderno, tesoura
- Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp
Polígono: https://www.youtube.com/watch?v=k_z7qsHZMpc
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Aquecimento
Compartilhe os slides e faça uma roda de conversa via Google Meet (ou outro meio de comunicação combinado) para que a turma possa dizer sobre os conhecimentos prévios que já possuem sobre polígonos. Faça os questionamentos do “Discuta com a turma” e ouça a devolutiva dos alunos. Esse aquecimento é suporte para a Atividade Principal.
Caso a turma não possa trabalhar de maneira síncrona, o professor pode enviar pelo WhatsApp e solicitar que os alunos observem as figuras e façam um texto e/ou gravem um áudio como devolutiva.
Atividade Principal (adaptada)
Você pode fazer uma sala de aula invertida. Envie com antecedência para os alunos o arquivo com a imagem das figuras e ao arquivo com as tiras dos nomes dos polígonos. (WhatsApp). Oriente seus alunos gravando um vídeo ou enviando por escrito o que eles precisam realizar antes do encontro marcado. Embora ela seja colorida, os alunos que puderem imprimir ou podem desenhar na folha sulfite usando régua e colorir com lápis de cor. Em seguida precisam recortar e numerar cada figura. AS tiras com os nomes dos polígonos eles podem reproduzir e recortar. No dia do encontro marcado (Meet, Hangouts, Zoom, Teams), todos os alunos precisam estar com as figuras recortadas. Comece a aula com o Aquecimento. Em seguida, pergunte aos alunos sobre as figuras recortadas: O que vocês observaram ao cortar essas figuras? Como elas são? Os polígonos recortados têm o mesmo comprimento? Como se chama o polígono que tem três lados? E o que tem sete lados? Vocês sabem os nomes dos que possuem doze lados? Para ser polígono os lados precisam ser todos iguais? Em seguida, sugira que eles façam um cartaz tentando associar o nome do polígono de acordo com a quantidade de lados e vértices que ele possui. Vocês podem fazer essa proposta conjuntamente.
Se sua aula fora assíncrona, deixe a tarefa na escola ou envie pelo WhatsApp. Grave um áudio explicando e peçam que enviem para você combinando um retorno de devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar o print com registros dos outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem em seu caderno como repertório de soluções.
Encerramento
Compartilhe o slide de encerramento da aula como sugestão de cartaz para verificação dos conceitos trabalhados na Atividade Principal.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa, portanto indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.