Plano de Aula

Plano de aula: Doenças de pele e a camada de ozônio

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Camada de ozônio

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: A aula é orientada para os principais tipos de doenças causadas pela radiação ultravioleta (RUV) nos seres humanos e seus efeitos.

Materiais necessários para a aula: O plano possui um abordagem lúdica, com a utilização de uma Roleta da Sorte e fichários.

Sendo um conteúdo com termos mais técnicos, encorajamos o professor a consultar o material anexo antecipadamente. O material anexado possui como fonte o trabalho: OS EFEITOS DA EXPOSIÇÃO À RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA AMBIENTAL, (material complementar).

Páginas: 17 a 25. Utilize uma ou mais Roletas da Sorte, para sortear uma doença. Um grupo de alunos deverá questionar um outro grupo sobre a categorização e a características das mesmas. Quatro grupos de doenças foram categorizadas e três características uma foram selecionadas de cada uma.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Questione os alunos se existe alguma relação entre: exposição ao Sol e as doenças de pele, A redução da camada de ozônio e determinados cânceres de pele, Quais populações no planeta estão mais expostas às doenças causadas pela radiação solar, Se há períodos de maior ou menor incidência de doenças de pele.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO