Plano de Aula

Plano de aula: Danças urbanas

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Descrição

Neste plano, os estudantes irão pesquisar e praticar novas modalidades de danças urbanas, analisando seus elementos constitutivos. Eles irão comparar as danças urbanas pesquisadas entre si, tematizando por meio das práticas corporais os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Danças urbanas

Objetivos de aprendizagem

  • Pesquisar e praticar novas modalidades de danças urbanas analisando seus elementos constitutivos.
  • Comparar as modalidades de danças urbanas entre si analisando seus elementos constitutivos, contexto social e intenção dos seus criadores e participantes.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório cultural

7. Argumentação

8. Autoconhecimento e autocuidado

Aula

Materiais sugeridos
  • Equipamento para reproduzir vídeo.
  • Folha de cartolina ou papel kraft.
  • Lápis preto.
  • Lápis de cor.
  • Borracha.
  • Canetas hidrográficas.
  • Giz de cera.
  • Equipamento para reproduzir música.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Sugerimos que divida previamente a turma em grupos para que organizem um seminário teórico-prático sobre danças urbanas e que irá compor a atividade do plano.

O seminário teórico-prático consistirá de duas etapas:

  1. Pesquisa e apresentação sobre os estilos das danças urbanas.
  2. Pesquisa, apresentação prática de um trecho de uma música da dança urbana e ensino para a turma de dois ou mais passos básicos da dança.

Distribua os estudantes entre alguns estilos de danças urbanas, como o funk, locking, popping, breaking, hip hop, house dance e krump.

Organize um roteiro de pesquisa e apresentação, conforme sugerido a seguir:

1° Etapa

Os estudantes devem pesquisar e apresentar para a turma os tópicos listados a seguir de modo que todos possam compreender:

  • Qual o nome dessa dança? O que significa?
  • Qual a sua origem?
  • Em que contexto essa dança foi criada?
  • Quais as suas principais características? (Vestimentas, músicas, artes visuais, letras).
  • Como é o ritmo desse estilo de dança?
  • Quais são ou como são os gestos nessas danças?
  • Quais os espaços nos quais são praticadas? (Como os gestos e espaços estão presentes nessa dança? As direções - cima, baixo, lado, frente, trás e diagonais; as dimensões -pequeno, médio e grande; os níveis - baixo, médio e alto; e as extensões - perto, médio e longe. Essa orientação espacial também se refere ao local onde a dança se manifesta, espaço físico - rua, praça, estação de trem, salão, palco etc.).
  • Qual significado os grupos sociais atribuem a esse estilo de dança urbana estudado? (É uma dança praticada com intuito de lazer, competição, protesto, exercício físico etc.)?

2° Etapa

Os estudantes devem apresentar um trecho de uma música e alguns passos da dança urbana pesquisada para que todos a vivenciem.

Para essa parte prática, os estudantes devem apresentar o resultado de sua pesquisa de modo que todos possam compreender, fazendo o uso de ferramentas digitais como cartazes, exposição de fotos, uso de PowerPoint ou transparências com um projetor. Os estudantes podem também utilizar equipamento para reproduzir vídeo e gravar anteriormente os passos que serão ensinados. Observe se os vídeos devem conter legendas ou audiodescrição.

Para iniciar esse momento, retome o que já aprenderam sobre as danças urbanas como linguagem corporal a partir dos elementos constitutivos espaço, ritmo e gestos veja esses conceitos na seção Para saber mais), e contextualize também as danças urbanas como elementos de manifestação cultural por meio das vestimentas, do grafite, das músicas, dos movimentos corporais e das problematizações de temáticas sociais.

Peça aos estudantes que falem como foi o processo da pesquisa, quais fontes utilizaram e o que acharam das descobertas. Pergunte se tiveram dificuldades em construir o seminário de modo que ele pudesse ser compreendido por todos e o que mais gostaram de produzir. Tente observar nesse diálogo os diferentes caminhos para organização que os estudantes traçaram e a forma como se comportaram durante as falas dos colegas, a escuta, a argumentação, o saber ouvir e falar adequadamente, o respeitar as opiniões e experiências de cada um.  

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