Tabela das vivências.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: Desafiando e adaptando: da lógica interna dos esportes de invasão ao floorball
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Nesta sequência de aulas, sugerimos a retomada com os estudantes sobre o que vivenciaram e refletiram acerca dos esportes de invasão. A partir da tematização de uma modalidade de esportes de invasão, deverão aplicar os seus conhecimentos, adaptar materiais, regras e espaços, buscando soluções coletivas que incluam todos nas atividades.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
Esportes de invasão
Objetivos de aprendizagem
- Retomar a lógica interna dos esportes de invasão, adaptando práticas ao contexto das aulas.
- Ampliar a compreensão da lógica interna dos esportes de invasão por meio da elaboração e testagem de hipóteses de modo coletivo.
- Reconhecer as habilidades técnico-táticas características dos esportes menos familiares.
- Discutir e propor soluções de organização dos esportes de invasão de maneira coletiva, visando garantir o respeito, à inclusão e a participação de todos.
Competências gerais
1. Conhecimento
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
Aula
Materiais sugeridos
- Canos de PVC.
- Papel.
- Bexigas.
- Fitas adesivas.
- Sacolinhas.
- Cabo de vassoura.
- Garrafas pet de 500ml.
- Barbante.
- Cones.
- Chinelo.
- Caderno.
- Celulares.
- Flip chart.
- Quadro..
- Canetas.
- Lápis.
- Bola pequena.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Peça que os estudantes realizem previamente uma pesquisa sobre o floorball e tragam materiais, como canos de PVC e papel, bexigas, fitas adesivas, sacolinhas, cabo de vassoura, garrafas pet de 500ml e barbante.
Para facilitar, a pesquisa pode ser feita em grupos. Como sugestão, seguem alguns tópicos para ajudar na pesquisa:
- O que é floorball?
- Onde o floorball surgiu?
- Quais são suas principais regras?
- Como se joga o floorball?
- Quais são seus principais equipamentos?
- Quais são seus principais movimentos?
- Curiosidades sobre o floorball,
- Quais são os principais posicionamentos no floorball?
- Elementos técnicos e táticos do floorball.
Solicite aos estudantes que compartilhem os resultados da pesquisa. Devem comparar as informações, complementá-las, observar se existem informações controversas checando os seus locais de pesquisa. Este momento é importante para mostrar aos estudantes a importância de se realizar pesquisas em fontes confiáveis, como, por exemplo, sites de federações, universidades, revistas científicas ou outras instituições idôneas.
A seguir, retome brevemente o conceito de esporte de invasão com os estudantes que vêm estudando desde o terceiro ano. Para isso, utilize a imagem a seguir:
Após mostrar a imagem, peça para elencarem palavras que definam esportes de invasão. Como sugestão, utilize o mapa mental que pode ser realizado no quadro para uma melhor visualização dos estudantes.
Coloque a expressão “esporte de invasão” ao centro e conecte as respostas dos estudantes a ela. Para saber como utilizar o mapa mental, verifique a seção Para saber mais.
Após a confecção do mapa mental, é interessante comentar sobre alguns pontos-chave, como a lógica interna dos esportes de invasão, a questão do confronto, do ataque e da defesa, as jogadas individuais e coletivas.
Para a imagem acima ser inclusiva, pode-se trabalhar outros recursos, como a audiodescrição da imagem, e usar a figura para a construção do mapa mental.
Questione se já conheciam ou praticaram o floorball. Comente que é um esporte de invasão e que irão organizar coletivamente práticas da modalidade, experimentando as habilidades técnico-táticas mais complexas, e propor soluções coletivas para que todos participem, exercendo as funções adequadas às suas capacidades e gosto pessoal. .
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO