Plano de Aula

Plano de aula: Desafiando e adaptando: da lógica interna dos esportes de invasão ao floorball

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Nesta sequência de aulas, sugerimos a retomada com os estudantes sobre o que vivenciaram e refletiram acerca dos esportes de invasão. A partir da tematização de uma modalidade de esportes de invasão, deverão aplicar os seus conhecimentos, adaptar materiais, regras e espaços, buscando soluções coletivas que incluam todos nas atividades.  

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Esportes de invasão

Objetivos de aprendizagem

  • Retomar a lógica interna dos esportes de invasão, adaptando práticas ao contexto das aulas.
  • Ampliar a compreensão da lógica interna dos esportes de invasão por meio da elaboração e testagem de hipóteses de modo coletivo.
  • Reconhecer as habilidades técnico-táticas características dos esportes menos familiares.
  • Discutir e propor soluções de organização dos esportes de invasão de maneira coletiva, visando garantir o respeito, à inclusão e a participação de todos.

Competências gerais

1. Conhecimento

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Aula

Materiais sugeridos
  • Canos de PVC.
  • Papel.
  • Bexigas.
  • Fitas adesivas.
  • Sacolinhas.
  • Cabo de vassoura.
  • Garrafas pet de 500ml.
  • Barbante.
  • Cones.
  • Chinelo.
  • Caderno.
  • Celulares.
  • Flip chart.
  • Quadro..
  • Canetas.
  • Lápis.
  • Bola pequena.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Peça que os estudantes realizem previamente uma pesquisa sobre o floorball e tragam materiais, como canos de PVC e papel, bexigas, fitas adesivas, sacolinhas, cabo de vassoura, garrafas pet de 500ml e barbante.

Para facilitar, a pesquisa pode ser feita em grupos. Como sugestão, seguem alguns tópicos para ajudar na pesquisa:

  • O que é floorball?
  • Onde o floorball surgiu?
  • Quais são suas principais regras?
  • Como se joga o floorball?
  • Quais são seus principais equipamentos?
  • Quais são seus principais movimentos?
  • Curiosidades sobre o floorball,
  • Quais são os principais posicionamentos no floorball?
  • Elementos técnicos e táticos do floorball.

Solicite aos estudantes que compartilhem os resultados da pesquisa.  Devem comparar as informações, complementá-las, observar se existem informações controversas checando os seus locais de pesquisa. Este momento é importante para mostrar aos estudantes a importância de se realizar pesquisas em fontes confiáveis, como, por exemplo, sites de federações, universidades, revistas científicas ou outras instituições idôneas.

A seguir, retome brevemente o conceito de esporte de invasão com os estudantes que vêm estudando desde o terceiro ano. Para isso, utilize a imagem a seguir:

EDF7_03ESP01-IMAGEM1

Após mostrar a imagem, peça para elencarem palavras que definam esportes de invasão. Como sugestão, utilize o mapa mental que pode ser realizado no quadro para uma melhor visualização dos estudantes.

Coloque a expressão “esporte de invasão” ao centro e conecte as respostas dos estudantes a ela. Para saber como utilizar o mapa mental, verifique a seção Para  saber mais.

Após a confecção do mapa mental, é interessante comentar sobre alguns pontos-chave, como a lógica interna dos esportes de invasão, a questão do confronto, do ataque e da defesa, as jogadas individuais e coletivas.

Para a imagem acima ser inclusiva, pode-se trabalhar outros recursos, como a audiodescrição da imagem, e usar a figura para a construção do mapa mental.

Questione se já conheciam ou praticaram o floorball. Comente que é um esporte de invasão e que irão organizar coletivamente práticas da modalidade, experimentando as habilidades técnico-táticas mais complexas, e propor soluções coletivas para que todos participem, exercendo as funções adequadas às suas capacidades e gosto pessoal. .

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO