Plano de Aula

Plano de aula: Esportes de marca e Paralimpíadas: uma relação possível

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Neste plano propomos discutir com os estudantes sobre alguns princípios de modalidades Paralímpicas por meio de uma vivência atrelada ao esporte de marca - atletismo. A partir das corridas com atleta-guia, a principal intenção deste plano é despertar o olhar de cada estudante para si e para o outro, por meio da ação conjunta, necessária para o desenvolvimento de diferentes provas que utilizam desse elemento.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Esportes de marca

Objetivos de aprendizagem

• Identificar, por meio de suas características, distintas provas oficiais de atletismo para pessoas com deficiências.
  • Realizar, corporal e coletivamente, adaptações de corridas para pessoas com deficiências.
  • Planejar e colocar em prática estratégias de superação de desafios pessoais necessários, durante a realização das atividades propostas.
  • Aplicar, em seu contexto de vida e no de outros sujeitos, elementos vividos por meio da prática de provas de atletismo para pessoas com deficiências.
  • Propor medidas de valorização da segurança e integridade física de todos, a partir de elementos de risco identificados no próprio contexto da escola.

Competências gerais

1. Conhecimento

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Materiais sugeridos
  •  Bloco de notas e/ou caderno pessoal, de registro do professor.
  •  Situações-problema disparadoras, impressas e recortadas.
  • Vendas de tecido para cada estudante (aqui, você pode utilizar diferentes recursos, como o Tecido Não Tecido - TNT, comum nas escolas, assim como materiais similares que possam desempenhar a função de vendas).
  • Rolo de barbante ou recurso similar que apresente a possibilidade de amarrar.
  • Envelopes ou folhas de papel A4 dobradas.
  • Frases impressas e recortadas.
  • Fita adesiva.
  • Ficha de check-list de sistematização impressa.
  • Ficha de registro e avaliação impressa.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Conversa inicial

Inicie a aula com uma roda de conversa para escutar os estudantes e, ao mesmo tempo, contextualizar o tema central previsto no plano. Questione-os:

• Quais as principais deficiências que conhecem e percebem no contexto das pessoas da própria casa ou locais em que vivem, no seu bairro, cidade ou país? Ou seja, quais são as deficiências que observam?

Após ouvi-los, solicite que algum deles apresente um relato de experiência sobre o tema, ou seja, se observaram alguma situação relacionada ao tema ou se tiveram ou têm contato com pessoas com deficiência. Nesse relato devem explicar quais as mudanças necessárias no espaço, nas tarefas domésticas, quais as principais dificuldades dessa pessoa e das demais que moram com ela, enfim, quais mudanças ocorrem no contexto de vida diária.

Caso os estudantes não apresentem nenhum relato de experiência de convivência com uma pessoa com deficiência, você pode apresentar mais alguns elementos para reflexão, como, por exemplo, o questionamento a seguir:

- Como será que uma pessoa que não tem, por exemplo, uma das pernas (membro inferior) e nem uma prótese faz algumas atividades domésticas, como varrer uma calçada?

Preferencialmente, opte por perguntas abertas, em que os estudantes tenham que elaborar uma resposta mais completa, diferente de “sim” ou “não”.

As orientações realizadas são sugestões, considere as frases e encaminhamentos propostos como possibilidades. Faça os ajustes necessários, de acordo com a sua realidade. É primordial que os questionamentos e outros diálogos façam sentido e criem significado para os estudantes.

Aproveite o relato dos estudantes para estabelecer relações com a proposta da aula. Por fim, exponha os principais objetivos pensados para a aula, de maneira a situar os estudantes sobre o que viverão no encontro proposto.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO