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Plano de aula: Lutas do Brasil: ampliando saberes

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Descrição

Os estudantes devem identificar as características das lutas do Brasil, como: códigos, rituais, elementos técnico-táticos, indumentária, materiais e/ou equipamentos e instalações, buscando dialogar sobre situações de preconceito e estereotipagem presentes nas lutas, além de compreender que as lutas são praticadas de modos diferentes, de acordo com sua origem e o ambiente social no qual se manifestam.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Lutas do Brasil.

Objetivos de aprendizagem

  • Experimentar e distinguir lutas do Brasil, no que se refere aos seus aspectos técnicos, táticos, históricos e filosóficos.
  • Compreender as lutas brasileiras construídas e transformadas historicamente, respeitando e valorizando-as quanto a suas características e funções socioculturais.
  • Construir coletivamente formas de adaptar a modalidade tematizada de lutas do Brasil às demandas do grupo e à realidade do contexto escolar (escola pública).
  • Fruir as vivências propostas, reconhecendo os estereótipos e preconceitos que acompanham os praticantes das modalidades de lutas do Brasil.

Competências gerais

1.  Conhecimento

3. Repertório cultural

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

Aula

Materiais sugeridos
  • Caderno para registro do estudante.
  • Lousa ou quadro.
  • Flip chart (anotações/professor poderá transportar para outros espaços: quadra, pátio etc.).
  • Projetor multimídia.

Espaços e materiais disponíveis na escola:

  • Quadra poliesportiva, pátio ou jardim/gramado.
  • Colchonetes e/ou tatames de EVA.
  • Cones para demarcação de espaços.
  • Balões.
  • Barbante.
  • Garrafas pet.
  • Cadeiras.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Inicie a aula, retomando as lutas que os estudantes conheceram e experimentaram nos anos anteriores: lutas regionais, lutas de matriz indígena e africana.

Peça aos estudantes que, em duplas, demonstrem as lutas do Brasil que eles já conhecem. Promova uma reflexão sobre as lutas já conhecidas pelos estudantes, lembrando que já tiveram contato com a prática corporal anos anteriores. Procure conduzir a prática de modo que todos participem. Devem adaptar os movimentos de acordo com a capacidade deles.

Sempre com a proposta de incluir todos, apresente aos estudantes, utilizando  diversos recursos possíveis, como vídeos, imagens e textos impressos ou exibidos pela tela do celular, a história, origem e principais características de algumas lutas consideradas genuinamente brasileiras. Segue sugestão de vídeo com as minutagens para ser utilizado:

Vídeo 1: 7’30 a 18’05 (huka-huka) / 18’06 a 35’20 (luta marajoara) / 35’21 a 55’00 (capoeira)

Após passar o vídeo para os estudantes, comente que nessa aula eles irão ampliar seus conhecimentos por meio de aprendizagens da luta de origem brasileira “capoeira”. Promova alguns questionamentos buscando retomar as experiências dos estudantes relacionadas a esta modalidade de luta brasileira: Quem já ouviu falar em capoeira? Alguém já jogou capoeira? Onde viram essa luta? Conhecem os instrumentos? Qual tipo de música é cantada nas rodas de capoeira? Conhecem a letra de alguma dessas músicas? Vocês sabem por que a capoeira é considerada também um jogo e até mesmo uma dança? A capoeira pode ser jogada por todas as pessoas? As regras podem ser adaptadas?

Organize os estudantes para assistirem ao curta-metragem “Maré capoeira”, de Paola Barreto Leblanc, 2005: https://www.curtanaescola.org.br/filme/?name=mare_capoeira

O curta-metragem retrata a história de João, apelidado “Maré”, um menino de dez anos que sonha ser mestre de capoeira como seu pai, dando continuidade a uma tradição familiar que atravessa várias gerações. Ressalta também a história, origem e principais características da modalidade.

Verifique se entre os estudantes existe algum que necessite de auxílio para poder compreender o vídeo. Nesse caso, procure formar duplas para que um estudante possa explicar ao outro o que está identificando no vídeo. Outra possibilidade é realizar uma audiodescrição ou incluir legendas no vídeo.

Proporcione um momento para os estudantes expressarem suas impressões sobre a história, podendo estabelecer relações entre as vivências já construídas e o conteúdo do filme. Retome alguns marcos históricos importantes como o período em que a prática da capoeira era proibida, chegando a ser incluída no Código Penal Brasileiro de 1890 como contravenção.

Durante o desenvolvimento desse plano, oriente os estudantes a pesquisarem sobre os principais elementos que constituem a prática da capoeira. Elabore, colaborativamente, algumas categorias de assuntos a serem pesquisados e recomende aos estudantes a construção de uma tabela e/ou painel com todos os dados obtidos. Verifique se o registro escrito é o melhor a ser adotado por todos os estudantes ou se há a necessidade de disponibilizar outros meios e modos de registro. Essa tabela deverá ser preenchida durante todo o desenvolvimento da sequência de aulas previstas. Promova um intercâmbio de informações, ou seja, uma troca entre os estudantes, visto que os assuntos que foram destacados por um estudante poderão não ser ressaltados pelo outro.

PAINEL CAPOEIRA: VIVÊNCIAS E SIGNIFICADOS

Aspectos históricos

Principais estilos

Mestres famosos

Apelidos na capoeira

Criada pelos negros africanos, luta proibida.

Capoeira regional.

Bimba.

Bimba;

Maré.

Principais golpes

Músicas e/ ou canções chulas

Lugar da roda de capoeira

Principais instrumentos

Martelo;

Ginga.

Marinheiro só;
Bem-te-vi.

Rua;

Praia.

Berimbau;

Atabaque.

 

Novas categorias de pesquisa sugeridas pelos estudantes podem ser inseridas no painel, conforme as aulas forem ocorrendo e novas curiosidades sobre a capoeira forem surgindo. Lembre-se de observar na sua turma se outras formas de registro são necessárias para incluir todos.

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