Plano de Aula

Plano de aula: Movimento humano e tecnologia

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano visa levar os estudantes a compreender como identificar o nível de intensidade da prática de jogos eletrônicos que não exigem movimento, jogos eletrônicos que exigem movimento e outras práticas corporais. A partir disso, analisar os benefícios e malefícios da prática dos jogos eletrônicos, observando a sua nocividade para a saúde física, mental, emocional e social.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

• Jogos eletrônicos.

Objetivos de aprendizagem

• Reconhecer as relações entre os avanços tecnológicos e um estilo de vida sedentário.
  • Discutir sobre a utilização dos jogos eletrônicos nos momentos de lazer.
  • Reconhecer a criação de modalidades de jogos eletrônicos que estimulam a realização de movimentos.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório cultural

5. Cultura digital

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

Materiais sugeridos

Os materiais sugeridos para esta aula são opcionais. Muitas vezes, o acesso aos jogos eletrônicos são limitados, de acordo com a realidade da escola.

• Quadro ou cartaz.
  • Jogos de tabuleiro, como damas, resta um, xadrez ou outros disponíveis.

Sugerimos para esta aula, apenas um dos itens listados abaixo. Durante a atividade, você verá que  pode utilizar alternativas caso isso não seja possível.

• Aparelho de projeção e computador com acesso à internet.
  • Televisão com acesso à internet.
  • Computador com acesso à internet.
  • Notebook com acesso à internet.
  • Smartphone com acesso à internet.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Conversa inicial

Reúna os estudantes em roda e pergunte: De que forma a tecnologia criada ao longo da história tem nos ajudado? Como você observa isso na sua casa? E na escola? Observa algo de ruim que o avanço tecnológico pode ter causado também? Onde observa isso? E quando falamos de saúde e movimento (atividade física), de que forma o avanço tecnológico nos ajudou? E vocês identificam algum malefício que esse mesmo avanço pode ter trazido para a nossa saúde? Será que com o avanço tecnológico nós nos movimentamos mais ou menos do que antes? Mais ou menos que o homem das cavernas, por exemplo? Por que mais ou menos? Quais exemplos vocês poderiam compartilhar?

Possibilite que os estudantes verbalizem o que entendem sobre as questões propostas. Conduza o diálogo no sentido de que percebam que a tecnologia está presente até em pequenas coisas que usamos no dia a dia, como o chuveiro ou a torneira que libera a água. Além disso, que percebam que a tecnologia trouxe avanços muito importantes para os seres humanos, por outro lado, a tecnologia reduziu drasticamente  a necessidade de realizar movimentos em muitas tarefas do dia a dia.

A seguir, faça questionamentos específicos acerca dos jogos eletrônicos.

Jogam ou já jogaram algum jogo eletrônico? Qual jogo? O que vocês precisavam fazer nesse jogo? Para jogar você precisava se movimentar? Podemos considerar os jogos eletrônicos uma tecnologia? Por que sim ou por que não? Quais os benefícios e malefícios dessa tecnologia, para a nossa saúde, por exemplo? Por que precisamos nos movimentar para cuidar da nossa saúde? Quanto tempo precisamos nos movimentar? E é qualquer tipo de movimento que serve? O que seria um movimento de muito esforço físico? Como sabemos que estamos realizando muito esforço para realizar o movimento? Como observamos isso no nosso corpo?

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO