Plano de Aula

Plano de aula: Movimento, ritmo e expressividade

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Nesta sequência de aulas iremos aprofundar com os estudantes aprendizagens sobre os esportes técnico-combinatórios, utilizando uma modalidade com implementos, a ginástica rítmica. Os estudantes irão experimentar práticas, analisar a lógica interna e as habilidades técnico-táticas das modalidades, propondo práticas que incluam todos.  

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Esportes técnico-combinatórios

Objetivos de aprendizagem

  • Compreender a lógica interna dos esportes técnico-combinatórios.
  •  Propor apresentações de esportes técnico-combinatórios, criando propostas de avaliação adaptadas às características da turma.
  • Construir vivências que abordem a lógica interna, exercendo funções diferentes (atleta, técnico e juiz) nos esportes técnico-combinatórios.
  • Elaborar adaptações para a prática de esportes técnico-combinatórios, garantindo o princípio de equidade e segurança.

Competências gerais

1. Conhecimento

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Aula

Materiais sugeridos
  • Bolas.
  • Bambolês.
  • Cordas.
  • Papel A4.
  • Canetas.
  • Caderno do estudante.
  • Quadro.
  • Flip-chart.
  • Lápis coloridos.
  • Cartolina.
  • Celulares.
  • Caixa de som.
  • Papelão.
  • Pedaços de fita ou tecidos.
  • Cabo de vassoura.
  • Garrafa pet.
  • Fitas adesivas.
  • Sacolinhas de plástico.
  • Palitos de churrasco.
  • Cabides.
  • Folhas de jornal.
  • Fita adesiva.
  • Tesoura.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Inicie a aula retomando com os estudantes alguns conceitos dos esportes técnico-combinatórios trabalhados no 6° ano.

Para isso, comece a aula com duas perguntas:

O que são esportes técnico-combinatórios?

Quais são as características desses esportes?

Observe a necessidade de se utilizar vídeos, imagens ou textos para que os estudantes relembrem.

Após esse primeiro debate, comente com os estudantes que irão entrar em contato nessa aula com a ginástica Rítmica.

Para ajudar nesse momento, sugerimos a utilização de vídeos que abordem a ginástica rítmica.

Antes da exibição dos vídeos, seria interessante direcionar o olhar do estudante para alguns pontos:

  •  Quais são os principais aparelhos da ginástica rítmica?
  •  Quais os tipos de provas existentes?
  •  Quais as principais habilidades motoras envolvidas?  
  •  Qual é o papel da música na apresentação?
  •  Como é a forma de pontuação?
  •  Quais são as características dos movimentos?
  •  Como são avaliados os movimentos?
  • Como funciona a ginástica rítmica para homens?

Esses vídeos abordam os movimentos, a pontuação, os aparelhos, os tipos de provas e apresentações, sendo de fácil assimilação para o estudante.

Sugestões:

Vídeo 01 (dos 22 segundos até 6’07 minutos):

Vídeo 02 (12 segundos até  2’33 minutos):

No caso da impossibilidade de exibição dos vídeos, apresente imagens dessas modalidades, por meio de impressão ou mesmo mostrando em um telefone celular.

Após os dois vídeos  peça aos estudantes para falarem sobre os pontos de atenção listados antes dos vídeos.

Outro ponto importante é citar as diferenças e semelhanças entre a Ginástica Rítmica Feminina e Masculina e mostrar aos estudantes a importância das duas práticas, para isso pode-se usar o ‘Para saber mais’.

Nesse momento, evidencie a questão do preconceito que se faz presente na modalidade.

Para isso sugerimos fazer o seguinte questionamento aos estudantes.

  • Porque há diferentes provas para as apresentações femininas e masculinas?

Deixe os estudantes falarem e escreva no Flip-chart as suas respostas. Convide-os a expressarem suas opiniões, mostre que as apresentações  evidenciam a força , a resistência,  a flexibilidade, a beleza e elegância dos movimentos realizados por mulheres e homens. Assim a Ginástica Rítmica é um esporte que trabalha os movimentos e expressividades na sua dimensão artística , e essa dimensão não deve ter gênero, mas sim ela deve mostrar as  diferentes formas de se expressar, levando em conta as capacidades físicas e habilidades motoras de cada um.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO